A meritocracia avança perigosamente nas escolas

Tomamos conhecimento de um convite para a formação do 1º Ninho das Cobras de uma escola de ensino fundamental no DF. O convite traz data, horário e local para a constituição do referido “ninho”. Sem identificação do/a professor/a responsável, da escola e dos alunos, apresentamos o teor do convite:

“Data: 27/03/2013 – 14 horas – no refeitório da escola.
XXX, professor de XXX e coordenador do Projeto Ninho das Cobras das 5as séries A,B, C, D, E e F, do XXX, tem o prazer de convidar os pais dos alunos cobras, os alunos cobras, os seus ex-alunos e hoje professores, A e B, a CRE XXX na pessoa da professora XXX, a direção da XXX, o professor C, a direção do XXX e demais professores dessas turmas para: Entrega das medalhas, dos diplomas comemorativos, da premiação aos alunos Cobras(o melhor de cada fila), Sucuris(o melhor de cada sala) e grande Sucuri o melhor de todas as turmas. Segue abaixo a relação das cobras por turma:
5ª série A – Sucuri: L (8,4) – Cobras: E (4,0), J (5,6), W (6,0), e D (6,4);
5ª série B – Sucuri: B (6,0) – Cobras: F (5,2), M V(4,8), L (4,8), K (5,2);
5ª série C – Sucuri: Y (6,0), A (4,0), H C(4,8), O (5,6), N S(4,8);
5ª série D – Grande Sucuri: F (9,2), P (4,4), G (7,2), U (6,4), S(7,2);
5 série E – Sucuri: T(8,0), R (7,2), G(5,2), U(6,0), M(4,8);
5ª série F – Sucuri: D(6,4), P (5,2), I (5,2), T(3,6), A (4,4).

A prova para a escolha das cobras foi elaborada a partir do conteúdo trabalhado e revisado em sala e composta por 24 questões com 5 alternativas, sendo que duas erradas eliminavam uma certa e uma redação avaliativa do meu trabalho e da escola, de no mínimo 15 linhas – questão(25)”.

Nossa análise: o evento de premiação foi realizado no refeitório da escola e contou com a presença de várias pessoas. Observa-se que são poucos os alunos-destaque. Os documentos orientadores do trabalho pedagógico das escolas declaram que a avaliação formativa é a adotada pela SEDF. No entanto, tal iniciativa não se harmoniza com esta função avaliativa. Sugerimos que toda a equipe da escola reflita sobre as seguintes questões: Como são considerados pelo/a professor/a os outros alunos, os que não são cobras? Que rótulo lhes é atribuído? Como a escola se posiciona em relação a essa atividade? Houve discussão por parte de toda a equipe da escola sobre a conveniência de realização desse evento? Quais são seus objetivos? Quais são as reações dos pais e dos alunos? O que o/a professor/a responsável pretende alcançar com esse tipo de premiação?

 

2 respostas para “A meritocracia avança perigosamente nas escolas”

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