A reforma do ensino médio como uma nova forma de exclusão

A reforma do ensino médio como uma nova forma de exclusão

Em seu blog, Luiz Carlos de Freitas publica, no dia 10/09/2017, texto com o título de “novo médio, nova exclusão”. Argumenta que

“o novo ensino médio é um passo decisivo na direção da implantação de uma nova forma de exclusão por dentro do próprio sistema educacional: os itinerários diferenciados cumprirão este papel de separar “o joio do trigo”. A exclusão por dentro é um “adiamento da eliminação” que ocorria nas formas anteriores de exclusão. Elas agora serão atualizadas para as novas funcionalidades do sistema social através de áreas de formação que antecipam, em alguns casos, a profissionalização”.

O autor considera que a educação básica é destinada à educação geral e não à antecipação da formação técnica e profissional. A ideia de que os estudantes poderão escolher seus itinerários formativos durante o ensino médio poderá causar muita frustração porque, para que isso ocorra, os sistemas de ensino e as escolas terão de contar com excelentes condições de trabalho e professores em número suficiente e muito bem formados. Quando isso será possível?

Para ler o texto inteiro clique aqui

https://avaliacaoeducacional.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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