AVALIAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

AVALIAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Benigna Maria de Freitas Villas Boas

Tenho sugerido aos colegas da Secretaria de Educação do Distrito Federal que adotem, em lugar da expressão “avaliação institucional”, avaliação do trabalho pedagógico, seja ele da escola, da Coordenação Regional de Ensino, da Sub-secretaria de Educação Básica, da Secretaria de Educação etc. Justificativa: entendo que a expressão “avaliação do trabalho pedagógico” tem mais proximidade com o que denominamos de Projeto político-pedagógico. A Secretaria de Educação do DF publicou em 2012 o “Projeto Político-Pedagógico da Rede Pública de ensino do Distrito Federal: a construção de outra sociedade começa na escola”.

No livro Avaliação educacional: caminhando pela contramão, da Editora Vozes, 2009, seus autores Luiz Carlos de Freitas, Mara Regina L. de Sordi, Maria Márcia Sigrist Malavasi e Helena Costa L. de Freitas concedem ao que chamam de avaliação institucional o status de mediadora entre a avaliação praticada em sala de aula e a avaliação em larga escala (esta última externa à escola), pelo fato de ela oportunizar a integração e análise das informações obtidas por esses dois níveis. Além disso, a avaliação institucional tem como referência o projeto político-pedagógico e é conduzida por todos os sujeitos da escola. Por meio dessa avaliação são identificadas as atividades que vêm cumprindo seus objetivos e as que precisam ser fortalecidas, assim como são localizados os problemas escolares e apontadas as formas de eliminá-los. Daí a sua importância. Daí, também, a existência de resistência quanto à sua realização porque esse processo confere transparência ao trabalho escolar.

Os autores acima mencionados usam a expressão “avaliação institucional”. Contudo, tendo em vista que ela tem como referência o projeto político-pedagógico da escola, tenho pensado que as escolas de educação básica poderão incorporar com mais facilidade a prática desse nível de avaliação se a denominarmos de “avaliação do trabalho pedagógico”. Esta é uma primeira reflexão. Fica aqui a sugestão.

 

2 respostas para “AVALIAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO”

  1. Querida professora Benigna, dadas as proposições da SEDF por meio do PPP Carlos Mota e discussões nos fóruns de formação em que estou participando junto aos pares suas observações são pertinentes. O uso da expressão “avaliação do trabalho pedagógico” é mais significativo para os professores, quando se trata de discutir e avaliar o processo ensino e aprendizagem e seus desdobramentos, mas também percebo avanços no entendimento de que a avaliação institucional não pode ser desvinculada do documento de identidade da escola, o PPP.
    Abraços.
    Rose.

     
    1. É justamente o meu argumento, Rose, ao final do texto: a avaliação institucional ou a avaliação do trabalho pedagógico da escola (não importa o nome) tem como referência o projeto político-pedagógico. Obrigada.
      Benigna

       

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