INCOMPREENSÃO SOBRE PROGRESSÃO CONTINUADA

INCOMPREENSÃO SOBRE PROGRESSÃO CONTINUADA

Benigna Maria de Freitas Villas Boas

Publicado em http://gepa-avaliacaoeducacional.com.br

Circula em redes sociais a seguinte publicação:

“SEJA CONTRA A APROVAÇÃO AUTOMÁTICA

Conhecida como progressão continuada:

Facilita a aprovação de todos os alunos.

Desmerece os alunos que se esforçam.

Aprova aluno que não faz nada.

Estabelece impunidade aos bagunceiros.

Inutiliza o empenho dos professores.

Desmotiva o ambiente de aprendizagem.

Não cria exemplo à dura vida em sociedade.

Faz da escola ‘depósito’ ou ‘playground’.”

 

A postagem é concluída com um convite para ser compartilhada.

Quem escreveu tal mensagem não compreende currículo nem organização escolar nem avaliação. Difunde-se a ideia de que progressão continuada é sinônimo de promoção automática. Esta, sim, não traz benefícios aos estudantes. A progressão continuada é uma possibilidade de os estudantes irem avançando segundo suas aprendizagens, de modo que não fiquem presos a turmas, grupos ou anos/séries. Ela não “facilita a aprovação de todos os alunos”, simplesmente, mas assegura que todos e cada um aprendam. Seu compromisso não é com o “passar de ano”, mas com as aprendizagens. Por tudo isso se distancia do regime seriado, que geralmente adota a avaliação classificatória, atrelando-se a outras formas de organização do trabalho escolar. Diferentemente da avaliação classificatória, comprometida somente com resultados e com a seleção de estudantes, insere-se na perspectiva da avaliação formativa, que busca a aprendizagem de estudantes e professores e o desenvolvimento da escola.

 

A DISSEMINAÇÃO DE TAL MENSAGEM EM REDES SOCIAIS PRESTA DESSERVIÇO À EDUCAÇÃO ESCOLAR.

 

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