Livros, capítulos, artigos, outros meios

Livros

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Conversas sobre avaliação. Campinas: SP: Papirus, 2019.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.) Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de F.; SOARES, Enílvia R. M. Dever de casa e avaliação. Araraquara, SP: Junqueira &Marin, 2013.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Projeto de intervenção na escola: mantendo as aprendizagens em dia. Campinas, SP: Papirus, 2010.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas, SP: Papirus, 2008.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2002.

Capítulos de livros

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. O dia a dia do trabalho pedagógico: contribuições para a formação do professor e dos estudantes. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação informal na escola: encorajando atitudes sociais e educacionais desejáveis. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. “O poder dos quietos”: sua inserção na sala de aula. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Portfólio, avaliação formativa e feedback. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. O lugar da avaliação em cursos de formação inicial de professores. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Diretrizes de avaliação: construção coletiva por professores. XVII Endipe. Fortaleza, livro 2: Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. 2014. Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE. Páginas 02482-02494.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas; SOUZA, Maria Emília G. de; COSTA, Magda S. Pereira. Experiências avaliativas vividas por estudantes de cursos de licenciatura: práticas pedagógicas prenunciadas. In TEIXEIRA, Célia R.; MIRANDA, Joseval dos R. Avaliação das aprendizagens: experiências emancipatórias no ensino superior. São Paulo: Max Limonad, 2013.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Compreendendo a avaliação formativa. In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação por meio de portfólios. In MELO, Marcos Muniz (org.). Avaliação na educação. Pinhais, Paraná: Editora Melo, 2007.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. A avaliação em curso de Pedagogia para professores em exercício: desenvolvendo a autonomia intelectual do professor/aluno. In MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004, p. 115-129.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In VILLAS BOAS, Benigna Maria de F. (org.) Avaliação: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2002.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Construindo o campo e a crítica: o debate. In FREITAS, L. C. de F. (org.). Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.

VILLAS BOAS, Benigna M. de F. SAEB, ENEM, “PROVÃO”: onde fica a avaliação escolar? In SHIGUNOV NETO; MACIEL, L. B. Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002, p. 31-70.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. In VEIGA, L. P. A.; FONSECA, M. (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas, SP: Papirus, 2001.

VILLAS BOAS, Benigna M de F. Avaliação no trabalho pedagógico universitário. In CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 133-158.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. O projeto político-pedagógico e a avaliação. In VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.

Artigos em periódicos/revistas

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas; SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Avaliação educacional: um campo em movimento e disputa. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, 2016.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas; DIAS, Elisângela T. Gomes. Provinha Brasil e avaliação formativa: um diálogo possível? Educar em Revista. Curitiba, Edição especial, n.1, 2015, p. 35-53.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação da educação básica: das informações existentes ao interior das escolas. Retratos da escola. Revista semestral da Escola de Formação da CNTE, v. 7, n. 12, jan./jun. 2013, p. 167-177.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas; PEREIRA, Maria Susley; OLIVEIRA, Rose Meire da S. e. Progressão continuada: equívocos e possibilidades. Polyphonia. Revista de educação básica do CEPAE/UFG, v. 23, n. 1, jan./jun. 2012, p. 93-109.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação para aprendizagem: o que se aprende? Quem aprende? Trabalho integrante do simpósio Sujeitos e processos em situações de aprendizagem, apresentado durante o XIV ENDIPE, realizado em Porto Alegre, de 27 a 30 de abril de 2008. Publicado em Trajetórias e processos de ensinar de aprender: sujeitos, currículos e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 3, p. 172-185. ISBN: 978-85-7430-740-4.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito Federal. Estudos em avaliação educacional. Fundação Carlos Chagas, v. 18, n. 36, jan./abr. 2007, p. 43-61. ISSN 0103-6831.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas críticas. Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, v.12, n. 22, jan./jun. 2006. Página inicial: 75. Página final: 90. ISSN 1516-4896.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. O portfólio no Curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação & sociedade, Campinas, vol. 26, n. 90, jan./abr. 2005, p. 291-306.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Repensando a avaliação no Curso de Pedagogia: o portfólio como uma prática possível. Estudos em avaliação educacional. Fundação Carlos Chagas, n. 27, jan./jun. 2003, p. 115-132.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica. Avaliação – Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 8, n. 4, 2003, p. 103-120, ISSN: 1414-4077.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Aspectos a serem considerados no planejamento da avaliação escolar. In Bases pedagógicas do trabalho escolar. Seção 3, fascículo 3, Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização, FE/UnB, 2002.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Contribuições do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico. Estudos em avaliação educacional. Fundação Carlos Chagas, nº 23, jan/jun., 2001, p. 137-152.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Desafio da avaliação no Curso de Magistério: “ensinar” ou praticar a avaliação? Linhas críticas, Faculdade de Educação da UnB, v. 7, n. 12, jan./jun., 2001.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Construção do projeto político-pedagógico: análise de suas contribuições. Revista Solta a voz, n. 9, Anais do II Encontro de Educadores do Ensino Básico e do I Encontro de Contadores de História de Goiás, 1999.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Planejamento da avaliação escolar. Pro-Posições, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, v. 09, n. 3 (27), nov./98, p. 19-27.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. A importância do supervisor, Nova Escola, p. 53, setembro de 1998.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação: para quê? Suplemento de Educação do Jornal de Brasília, 28/10/97, p. 2.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Série Documentos, número 1, do Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 1996.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Análise do nº 58 do Em Aberto, publicação do INEP/MEC, apresentada durante o Seminário Educação Básica: o currículo e a construção do sucesso escolar. Publicada também na Série Documentos: Eventos, INEP/MEC, n. 7, jun. 1995, p. 158-161.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Reflexões sobre a avaliação e a formação de profissionais da educação. Revista Linhas Críticas. Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, n. 1, dez. 1995.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação e organização do trabalho pedagógico: uma articulação incipiente. Estudos em Avaliação Educacional. Fundação Carlos Chagas, n. 8, jul-dez 1993, p. 109-129.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Resenha do relatório de pesquisa “Avaliando a avaliação escolar”, do Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas, publicada no Em Aberto, do INEP/MEC. Brasília, ano 11, n. 53, jan./mar. 1992.

Outros meios

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. A avaliação no ensino médio: fragilidades e possibilidades de enfrentamento. www.benignavillasboas.com.br, 2017.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas; SOARES, Enílvia R. M. O Dever de Casa e a Avaliação: o que pensam os estudantes. XXXV Reunião Anual da ANPEd, Porto de Galinhas-PE. Out. 2012. Disponível em http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT13%20Trabalhos/GT13-1591_int.pdf.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Projeto Interventivo no Bloco Inicial de Alfabetização. Publicado no CD da ANPED ISSN 2175-8484, 2009. 32ª Reunião da ANPED, realizada em Caxambu, de 4 a 7 de outubro de 2009.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Autoavaliação: uma prática diária. Trabalho integrante do painel Avaliação formativa: ações e repercussões, apresentado durante o XIV ENDIPE, realizado em Porto Alegre, de 27 a 30 de abril de 2008. CD – ISBN: 978-85-7430-734-3.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Avaliação é aprendizagem: como entender a avaliação formativa na formação de professores?, durante o XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE – realizado em Recife, de 23 a 26 de abril de 2006. CD Rom, ISBN 85-373-0068-3.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de Curso de Pedagogia. ANPED – VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste, realizado em Cuiabá, na Universidade Federal de Mato Grosso, de 13 a 15 de junho de 2006. CD Rom, ISSN 1809-8061.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Articulação entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico, avaliação e objetivos e competências norteadoras da organização do trabalho pedagógico, constituindo o Módulo III, volume 1, do Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização, convênio UnB/Secretaria de Estado de Educação do DF, p. 118-216, Universidade de Brasília, 2002.

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. Resumo da apresentação dos resultados da pesquisa “A avaliação nos cursos de formação de profissionais da educação no Distrito Federal: confronto entre a teoria e a prática”, publicado nos Anais do III Encontro de Pesquisa em Educação do Centro Oeste, 2000, p. 207-208.

ENÍLVIA ROCHA MORATO SOARES

Livro

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas; SOARES, Enílvia R. Morato. Dever de casa e avaliação. Araraquara, SP: Junqueira &Marin, 2013.

Capítulo de livro

SOARES, Enílvia R. Morato. Dever de casa: Qual o seu lugar? In.: VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.) Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

Artigos

SOARES, Enílvia R. Morato; SILVA, Rose Meire. A Avaliação Escolar Sob a Ótica dos Pais: o que temos e o que queremos. III EDIPE, Anápolis-GO. Ago. 2009. Disponível em: http://www2.unucseh.ueg.br/ceped/edipe/anais/IIIedipe/pdfs/2_trabalhos/gt09_didatica_praticas_ensino_estagio/trab_gt09_a_avaliacao_escolar_sob_a_otica_dos_pais.pdf

SOARES, Enílvia R. Morato; VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas. O Dever de Casa e a Avaliação: o que pensam os estudantes. XXXV Reunião Anual da ANPEd, Porto de Galinhas-PE. Out. 2012. Disponível em http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT13%20Trabalhos/GT13-1591_int.pdf

SOARES, Enílvia R. Morato; VILLAS BOAS, B. M. de Freitas. Dever de casa: ‘eu nunca tinha parado pra pensar nisso’. XVI Endipe, Campinas-SP. Jul. 2012. Disponível em: http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/1426b.pdf

SOARES, Enílvia R. Morato. A Distorção Idade-Série e a Avaliação: Relações. 2015. XXXVII Reunião Anual da Anped, Florianopolis-SC. Out. 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt13-3571.pdf

SOARES, Enílvia R. Morato. Avaliação e Socioeducação: um caso em estudo no distrito federal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). XIII Reunião Regional da Anped Centro Oeste. Nov. 2016.

SOARES, Enílvia R. Morato. Socioeducação, Avaliação e Neoliberalismo: limites e possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). III Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão. Petrópolis-RJ, 2016.

 

ROSE MEIRE DA SILVA

Capítulos de livros:

OLIVEIRA, Rose Meire da Silva. Pais/ responsáveis: Participação necessária! In VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.

 Artigos em periódicos/revistas:

VILLAS BOAS, Benigna M. de Freitas; PEREIRA, Maria Susley; OLIVEIRA, Rose Meire da S. e. Progressão continuada: equívocos e possibilidades. Polyphonia. Revista de educação básica do CEPAE/UFG, v. 23, n. 1, jan./jun. 2012, p. 93-109.

 Outros meios:

SOARES, Enílvia Rocha Morato. OLIVEIRA. Rose Meire da Silva e.. A avaliação escolar sob a ótica dos pais: o que temos e o que queremos. Apresentação de Trabalho/Comunicação no III EDIPE – ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – PROFESSOR: ENTRE OS DESAFIOS DO COTIDIANO ESCOLAR E A REALIZAÇÃO PROFISSIONAL, realizado na UEG em Anápolis, Goiás, de 21 a 24 de outubro de 2009.

OLIVEIRA. Rose Meire da Silva.  Pais/responsáveis e a avaliação das aprendizagens. Participação em painel no XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, realizado na FE/UNICAMP, em Campinas, São Paulo, de 23 a 26 de julho de 2012.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 11 =