Teses

TESES SOBRE AVALIAÇÃO EM CICLOS

TAVARES, Ana Cristina Rodrigues. Paradoxos de uma proposta educacional emancipatória: uma análise da escola por ciclos de formação da rede municipal de Porto Alegre e suas implicações na produção de exclusão por conhecimento em alfabetização. Tese (Doutorado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Educação, São Leopoldo, RS, 2008.
SILVA, Sheila Roberti Pereira da. Avaliação da aprendizagem de alunos no contexto da organização escolar em ciclos com progressão continuada: um estudo a respeito das representações de professoras do ciclo I do ensino fundamental de uma escola municipal. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo – Educação. São Paulo, 2005.
ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de . Avaliação da aprendizagem no contexto dos ciclos: sentidos da prática avaliativa docente. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2008.
SIRINO. Marisa de Fatima. Processos de exclusão intra-escolar : os alunos que passam sem saber. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2009.
BARROS, Edir Azeredo Carvalho. Avaliação escolar no ensino fundamental: prática consciente em progressão continuada. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2005.
MUNDIM, Maria Augusta Peixoto. Políticas de regulação na educação: uma análise da organização da escola em ciclos em Goiânia no período de 1998-2008. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
BERTAGNA, Regiane Helena. Progressão continuada: limites e possibilidades. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas – Educação, Campinas, SP. 2003.
XAVIER, Maria Luisa Merino de Freitas. Os incluídos na escola: o disciplinamento nos processos emancipatórios. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Educação, Porto Alegre, 2003.

TESES SOBRE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GODOI, Elisandra Girardelli Avaliação na creche: O caso dos espaços não-escolares. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

Resumo: Esta tese teve como objeto de estudo a investigação das formas de avaliação presentes na educação das crianças de 0 a 3 anos e, para cumprir este objetivo, destacou a creche como espaço de observação. Pela própria natureza do tema, a metodologia foi construída através de pesquisa qualitativa, realizada em uma creche da Rede Municipal de Campinas/SP durante um ano. A partir da coleta de dados, verificou-se uma tendência a ritualização das experiências vividas neste espaço, além da existência de uma avaliação informal que se manifestava de modo freqüente, controlando o comportamento e a postura das crianças, muitas vezes, baseada em ameaças, recompensas e punições. Ao mesmo tempo, os dados revelaram um movimento de transgressão por parte das crianças através de sinais, que indicavam um (des) encontro entre as propostas dos adultos e da instituição e o seu jeito de ser.

RAMIRES,Jussara Martins Silveira. A construção do portfólio de avaliação em uma escola municipal de educação infantil de São Paulo: um relatório crítico. Tese (Doutorado) , Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade compreender, descrever e analisar criticamente o processo de construção de portfólios de avaliação das crianças, ocorrido em uma Escola Municipal de Educação Infantil de São Paulo. Este processo está fundamentado na concepção de avaliação enquanto acompanhamento e registro do desenvolvimento de cada criança, conforme estabelecem diversos dispositivos legais. Esta investigação objetivou também estabelecer relação entre a teoria da avaliação na educação infantil e a prática dos educadores. A construção de portfólios de avaliação baseia-se no conceito de avaliação formativa autêntica, proposto por Wiggins, Engel e Hart, derivado do conceito de avaliação formativa, originalmente elaborado por Scriven e transportado para a avaliação das aprendizagens dos alunos através da pedagogia do domínio de Bloom. Através de levantamento bibliográfico foi realizada a análise dos conceitos de desenvolvimento, acompanhamento e registro, basilares para a concepção de avaliação na educação infantil constante das normas legais em vigor. A metodologia também explicitou o conceito de portfólio, aspectos de sua organização e possibilidades para sua realização. Foi empreendida pesquisa documental de material de cunho oficial e técnico com o intuito de traçar a trajetória das concepções de infância, educação infantil e avaliação no município de São Paulo, de modo a contextualizar, no ano de 2003, o início do processo de construção dos portfólios de avaliação na EMEI estudada, que se estendeu até 2007. Foram constatadas alterações tanto nos papéis desempenhados pelos diferentes atores quanto nas práticas educativas, incidindo sobre as potencialidades e desafios implicados na adoção do portfólio de avaliação, entendido como procedimento que favorece o desenvolvimento das crianças e o aprimoramento da prática pedagógica.

TESES SOBRE AVALIAÇÃO

BERTAGNA, Reginae Helena. Progressão continuada: limites e possibilidades”. Tese. (doutorado), Faculdade de Educação da UNICAMP, 2003.
REZENDE, Márcia Ambrósio R. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memória docente e discente”. Tese. (doutorado).Faculdade de Educação da UFMG, 2010.
VIEIRA, Maria Lourdes. Faces e falas da avaliação universitária: o portfólio como recurso mediador da aprendizagem”. Faculdade de Educação da UNICAMP, 2010.
“Avaliação e comunicação em cursos de Pedagogia do DF”, defendida por Carmyra Oliveira Batista, no dia 7/11/08, na Faculdade de Educação da UnB.
LIMA, Erisevelton S. O diretor e as avaliações praticadas na escola. Tese (doutorado). Faculdade de Educação da UnB, 2011.

TESES SOBRE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
TINÉ, Sandra Z. S. O processo avaliativo em uma escola de ensino médio do Distrito Federal. Faculdade de Educação da UnB, 2009.

TESES SOBRE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
MIRANDA, Joseval dos Reis. A avaliação das aprendizagens na educação de jovens e adultos por meio do portfólio”. Faculdade de Educação da UnB, 2011.

“O diretor e as avaliações praticadas na escola”, defendida por Erisevelton Silva Lima, no dia 07/12/2011, na Faculdade de Educação da UnB.