Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial em Química

Adriana Helena Teixeira, professora da Secretaria de Educação do DF, defendeu dissertação com o seguinte título: Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial com dependência em Química, sob a orientação do professor Dr. Ricardo Gauche. O trabalho se insere no Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, do Instituto de Química, da UnB. Adriana investigou as contribuições do AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, para o desenvolvimento da avaliação das aprendizagens de um grupo de alunos do ensino médio que se encontrava no regime de progressão parcial com dependência em Química. Normalmente os alunos nessa situação, em lugar de desenvolverem atividades para que aprendam e possam dar continuidade aos estudos, apenas recebem a incumbência de elaborar um “trabalho” que, entregue ao professor, garante a sua aprovação na disciplina. Adriana conduziu uma pesquisa-ação junto a um grupo de alunos e constatou que: realizou-se trabalho colaborativo; a mediação pedagógica e a interação dos participantes ofereceram informações valiosas que, armazenadas, serviram de registros de acompanhamento dos alunos, tornando a avaliação mais justa; a diversidade de ferramentas e o uso de diferentes estratégias de aprendizagem possibilitaram a apropriação dos conceitos químicos; as atividades individuais e coletivas puderam ser feitas e refeitas, o que proporcionou aos alunos refletirem sobre suas necessidades de aprendizagem; o encantamento com o mundo tecnológico incentivou os alunos a interagirem de forma dinâmica, abandonando a costumeira passividade; a autonomia dos alunos se fez presente, principalmente nos fóruns, momentos em que puderam iniciar outros tópicos de discussão e apresentar seus questionamentos; a avaliação entre pares foi observada, quando os alunos liam as respostas dos colegas e se posicionavam favoravelmente ou não. Além disso, os momentos presenciais foram essenciais para que o projeto fluísse e os alunos se sentissem seguros na realização das tarefas. Sem esse vínculo, dificilmente o projeto teria alcançado êxito.

 

2 respostas para “Tessituras sobre o uso de um ambiente virtual de aprendizagem na progressão parcial em Química”

  1. Bom dia,

    Gostaria de receber uma cópia da dissertação em modo PDF para somente leitura. Estou desenvolvendo um trabalho em parceria com um professor do curso de sistemas de informações sobre a utilidade da Realidade Aumentada no Ensino de Química e minha proposta é direcionada a este público de alunos. Ficarei grato por atender-me.

    Prof. Flávio Silva Rezende

     
    1. Professor Flávio, enviei para seu e.mail o contato com a autora da dissertação.
      Cordialmente,
      Benigna Villas Boas

       

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