Enílvia Rocha Morato Soares e Rose Meire da Silva e Oliveira, pesquisadoras do GEPA, desenvolveram, em 2019, pesquisa intitulada “A avaliação e a gestão compartilhada no DF: relações e implicações”. O estudo foi desenvolvido em uma das primeiras escolas públicas do Distrito Federal que implementaram o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares que, nesta localidade, recebe o nome de Projeto Escola de Gestão Compartilhada.
Conduzida com objetivo de compreender as implicações desse modo de organização escolar sobre o trabalho pedagógico e, em especial, sobre as práticas avaliativas que o integram, a pesquisa desvelou que a inserção de policiais militares no âmbito das escolas pode comprometer as aprendizagens construídas nesse espaço, distanciando-as do propósito de formar para emancipar, papel precípuo da escola pública, especialmente quando organizada em ciclos, como é o caso da investigada.
Uma vez incorporada às estratégias pedagógicas, a lógica militar reforça concepções e práticas avaliativas voltadas à opressão e submissão, contrariando os princípios que fundamentam a avaliação formativa. Defendida nos documentos que orientam o trabalho pedagógico da rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do DF, a função formativa da avaliação requer a adoção de práticas inclusivas que destoam da rígida imposição de um modelo disciplinar que exclui os que a ele não se adequam.
Resultados mais detalhados da pesquisa serão divulgados posteriormente. Fiquem atentos!