Capítulos

BATISTA, Carmyra O. O processo comunicacional da avaliação nas práticas avaliativas de professores universitários. In VILLAS BOAS, Benigna M. de F. Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.

LIMA, E. S. . Avaliação Institucional e o Diretor da escola: Possibilidades. In: Celia Regina Teixeira; Regina Celia Florindo; Rosiley Teixeira; Viviane Anaya. (Org.). Avaliação Educacional: campo contestado. 1aed.RJ: Max Limonad, 2012, v. I, p. 137-156.

LIMA, E. S. . O diretor da escola está estudando: fatores facilitadores e dificultadores para a formação em serviço. In: Gilberto Lacerda Santos. (Org.). EDUCAÇÃO à distância e gestores escolares: subsídios para avaliação de uma política pública. 1ª. ed.Brasília-DF: Liber LiVRO, 2012, v. , p. 65-82.

LIMA, E. S. . O diretor e as avaliações praticadas na escola. In: José Vieira de Souza. (Org.). Políticas de educação no Distrito Federal: evolução e perspectivas. 1ª. ed.Brasília -DF: Liber Livro Ltda, 2012, v. , p. 275-303.

MIRANDA, Cláudia Q. Construção da avaliação formativa nos anos iniciais: a experiência de uma professora pesquisadora. In VILLAS BOAS, Benigna M. de F. Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.

MIRANDA, Joseval dos Reis. Avaliação das aprendizagens na e para Educação de Jovens e Adultos. In: TEIXEIRA, Célia Regina. Avaliação educacional: campo contestado. São Paulo: Max Limonad, 2012, p. 157-174. ISBN: 978-857549-030-3.

PEREIRA, Maria Susley. Avaliação das aprendizagens:contribuições de Vigotski e Piaget. In: CUNHA, Célio da; SILVA, Maria Abádia da. (Orgs.). Pensamento Pedagógico e Políticas de Educação. No prelo.

PEREIRA, Maria Susley. Avaliação das aprendizagens na escola organizada em ciclos: elementos para uma reflexão. In: TEIXEIRA, Célia R. et al. (Orgs.). Avaliação Educacional: campo contestado – Teorias e Práticas Educativas. Vol. 1. São Paulo: Max Limonad, 2012.

SOUZA, Maria Emília G. de. UNIVALI: valorização do desenvolvimento profissional dos seus docentes. In VEIGA, Ilma Passos A. (coord.). Universidade e desenvolvimento profissional docente: propostas em debate. Araraquara, SP: Junqueira &Marin, 2012.

SOUZA, Maria Emília G. de. Formação para a Docência na Educação Superior. In SOUSA, José Vieira (org.). Políticas de Educação no Distrito Federal: Evolução e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2012.

TOLENTINO, Maria Antônia Honório. Educação Continuada: uma experiência vivenciada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da (Orgs.).A Escola mudou. Que mude a formação de professores! Campinas, SP: Papirus, 2007.

VILLAS BOAS, Benigna M. de F. O projeto político-pedagógico e a avaliação. In VEIGA, Ilma P. A.; RESENDE, Lúcia M. G. (orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998, p. 170-200.
VILLAS BOAS, Benigna M de F. Avaliação no trabalho pedagógico universitário. In CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugência L. M. (orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 133-158.
VILLAS BOAS, Benigna M. de F. Avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. In VEIGA, Ilma. P. A.; FONSECA, Marilia (orgs.) As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas, SP: Papirus, 2001, p. 175-212.
VILLAS BOAS, Benigna M. de F. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In VILLAS BOAS, Benigna M. de F. (org.) Avaliação: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2002.
VILLAS BOAS, Benigna M. de F. Construindo o campo e a crítica: o debate. In FREITAS, L. C. de F. (org.). Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.
VILLAS BOAS, Benigna M de F. SAEB, ENEM, “PROVÃO”: onde fica a avaliação escolar? In SHIGUNOV NETO, A . e MACIEL, L. B. Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002, p. 31-70.

VILLAS BOAS, Benigna M de F. Avaliação para aprendizagem: o que se aprende? Quem aprende? In PERES et al (orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 172-185. ISBN: 978-85-7430-4.
VILLAS BOAS, B. M. de F.; HOLANDA, P. H. C. A prática avaliativa dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- entre o escrito e o vivido: primeiras aproximações. In DIAS, A. M.; BITTENCOURT, E. P. L.; SANTOS, S. de F. R.; FERNANDES, Z. B. (orgs.). Docência universitária: saberes e práticas em construção. Belém, Pará: IFPA/Unama, 2011.
VILLAS BOAS, Benigna M. de F. Prefácio do livro Avaliação educacional: campo contestado. TEIXEIRA, Célia Regina; FLORINDO, Regina Célia; TEIXEIRA, Rosiley; VIVIANI, Anaya (orgs.). São Paulo: Max Limonad, 2012.
VILLAS BOAS, Benigna M. de F. Prefácio do livro O diretor a as avaliações praticadas na escola. LIMA, Erisevelton. Brasília: Kiron, 2012.
VILLAS BOAS, Benigna M. de F. Prefácio do livro O uso do portfólio. AMBRÓSIO, Márcia. Petrópolis, RJ: 2013.
VILLAS BOAS, Benigna M. de F.; SOUZA, Maria Emília G.; COSTA, Magda S. P. Experiências avaliativas vividas por estudantes de cursos de licenciatura: práticas pedagógica prenunciadas. São Paulo: Max Limonad, 2103.
VILLAS BOAS, Benigna M. de F. Compreendendo a avaliação formativa. In VILLAS BOAS, Benigna M. de F. (org.). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.