A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE

Levando em conta o texto abaixo, vale a pena pensar sobre o processo avaliativo envolvendo a escola, a família e a comunidade. Todos ganham com esse envolvimento.

A relação entre a escola, a família e a comunidade

Maria Alice Setubal

29/03/201605h00 > Atualizada 29/03/201616h10

 

UOL Educação

 

Superar os desafios das famílias que vivem em locais de alta vulnerabilidade social vai muito além da inclusão em programas de transferência de renda, dimensão fundamental da cidadania, mas que adotada como medida isolada é incapaz de enfrentar a pobreza. Nesse sentido, tornar as famílias aptas para acessar e usufruir de bens, serviços e riquezas das comunidades é fundamental para o avanço do bem-estar social da sociedade como um todo. Continue lendo “A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE”

 

PR: TESE SOBRE O PISA

PR: tese sobre o PISA

Publicado em 29/03/2016 por Luiz Carlos de Freitas no blog do Freitas

No dia de ontem (28-03-16) Gisele Adriana Maciel Pereira defendeu tese de doutorado com o título “O PISA como parâmetro de qualidade para as políticas educacionais no Brasil e na Espanha: pressupostos epistemológicos”, orientada por Rose Meri Trojan, da Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação.

O trabalho desvela as categorias envolvidas na montagem da avaliação internacional da OCDE, conhecida como Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA – que inclui o embate entre os conceitos de igualdade e equidade; resiliência; auto-eficácia e individualismo – todas induzidas pelas políticas da OCDE.

Trata-se de significativa contribuição ao entendimento da política que orienta as reformas empresariais da educação.

 

 

QUASE 40% DOS PROFESSORES NO BRASIL NÃO TÊM FORMAÇÃO ADEQUADA

Educação

Quase 40% dos professores no Brasil não têm formação adequada

Postado em 28/03/2016 21:05

Agência Brasil

Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados, isso equivale a 38,7% do total de 518.313 professores na rede. Os dados estão no Censo Escolar de 2015 e foram divulgados hoje (28) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

 

Em alguns casos, um mesmo professor dá aula em mais de uma disciplina para a qual não tem formação, com isso, o número daqueles que dão aula com formação inadequada sobre para 374.829, o que equivale a 52,8% do total de 709.546 posições ocupadas por professores. Continue lendo “QUASE 40% DOS PROFESSORES NO BRASIL NÃO TÊM FORMAÇÃO ADEQUADA”

 

SEMINÁRIO “AVALIAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA SOB O VIÉS DA QUALIDADE SOCIAL”

O Loed/FE/Unicamp condida para o Seminário “Avaliação da Escola Pública sob o viés da Qualidade Social”, a realizar-se nos dias 04 e 05 de maio de 2016, na Faculdade de Educação da Unicamp.

Os/as interessados/as poderão inscrever trabalhos até o dia 01/04/2016, que posteriormente serão publicados no e-book do evento.

O Seminário objetiva discutir a qualidade social da escola pública, bem como apresentar os resultados da pesquisa “A qualidade da escola pública: um estudo longitudinal para sustentação da responsabilização partilhada em uma rede de ensino”. E, ainda, conhecer as pesquisas e experiências concluídas e em andamento nas redes e instituições de ensino. 

Todas as informações estão no site https://loedcampinas.wordpress.com/

 

 

 

DOCÊNCIA NA SOCIOEDUCAÇÃO: A AVALIAÇÃO DESPRESTIGIADA

DOCÊNCIA NA SOCIOEDUCAÇÃO: A AVALIAÇÃO DESPRESTIGIADA

Benigna Maria de Freitas Villas Boas – publicado no blog do GEPA em 16/03/2016

 

O livro Docência na socioeducação, organizado por Amanda Marina Andrade Medeiros … [et al]; Cynthia Bisinoto e publicado pela Universidade de Brasília, Campus Planaltina, 2014, em 345 páginas, aborda os seguintes eixos:

Eixo I – Iniciando o curso: docência na socioeducação

Eixo II – Eu, professor: identidade profissional docente

Eixo III – Das concepções às práticas: a docência em foco

Eixo IV: Adolescência e juventude: condições de desenvolvimento na história e na sociedade

Eixo V – Adolescência e direitos humanos: algumas interfaces

Eixo VI – Adolescente, professor e escola: potencializando essa relação

Eixo VII – Promoção do processo de escolarização: ideias e ações Continue lendo “DOCÊNCIA NA SOCIOEDUCAÇÃO: A AVALIAÇÃO DESPRESTIGIADA”