A AVALIAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA?

A AVALIAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA?

Benigna Maria de Freitas Villas Boas

A avaliação pode e deve contribuir para a formação da cidadania. Porém, é preciso analisar que tipo de cidadão está sendo formado por meios das ações educativas: o subserviente, que tudo acata, sem questionamento, ou o que luta por seus direitos? Ontem me foi relatada uma situação preocupante: um/a professor/a de uma disciplina da área de Matemática, de uma renomada universidade, aplicará amanhã (dia 30/11/2015) a terceira e última prova do semestre. Contudo, fui informada que os estudantes não conhecem as notas das duas primeiras provas. Justificativa: o/a docente entende ser esta a forma de eles serem obrigados a estudar. Quem obteve nota alta inicialmente poderá não se esforçar por mantê-la.

Trata-se de uma atitude incompreensível, injusta e que destoa dos propósitos do trabalho pedagógico comprometido com a conquistas das aprendizagens. Em qualquer atividade que exercerão, os futuros profissionais avaliarão e serão avaliados. Nas escolas de educação básica e nos cursos de nível superior, por meio de suas experiências avaliativas, eles estarão construindo a sua maneira de agir e de se relacionar com colegas e outras pessoas.

Na turma mencionada (e certamente em muitas outras, porque o/a docente mencionado/a deve atuar em várias), possivelmente haja estudantes de cursos de licenciatura. Com estes o estrago é ainda pior: a tendência será reproduzirem nas escolas onde atuarão o mesmo processo avaliativo ao qual foram submetidos.

A avaliação é uma categoria decisiva na organização do trabalho pedagógico. Ela dá o tom de tudo o que se faz: une-se aos objetivos e, assim, norteia a tomada de decisão quanto ao modo de ensinar/aprender, quanto ao conteúdo da aprendizagem e quanto ao relacionamento entre professor/estudantes e estudantes/estudantes. A avaliação é a mola mestra do trabalho pedagógico. A decisão do/a professor/a mencionado/a acima revela isso.

Por este e muitos outros fatos conhecidos, os professores universitários precisam ter formação pedagógica porque eles têm forte influência sobre a formação profissional dos seus estudantes. A universidade funciona como exemplo para todos os setores profissionais. O que lá se faz é disseminado e imitado. A lição que os estudantes do/a referido/a professor/a estão aprendendo, por meio de um processo centrado em notas, é a de submissão a uma avaliação alheia, de cuja negociação eles estão distantes. São esses os cidadãos que queremos formar?

 

 

Uma resposta para “A AVALIAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA?”

  1. As vezes penso que os práticos, aqueles que avaliam sem estudar avaliação, podiam se pautar pela ética já que lhes falta a técnica para avaliar. Otima reflexão professora. Ouvi um relato de outro docente que faz avaliação por pares, segundo ele, se a dupla errar alguma questão anula-se outra que acertaram porque segundo o avaliador é facilitar demais dois responderem uma só prova.

     

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