Para especialistas, Brasil deve aprender com experiências bem sucedidas de alguns estados

O ensino médio está sendo considerado a etapa mais crítica da educação brasileira porque o MEC luta para que o CNE aprove a reforma proposta. O que os dados do SAEB mostram não é novidade. Se a situação está assim posta, é urgente analisar o que está ocorrendo no ensino fundamental, porque dele provêm os estudantes do ensino médio. O ministro da Educação afirmou: o ensino médio está “absolutamente falido”. O ensino fundamental não se apresenta em situação melhor. Tudo isso precisa ser analisado de forma contextualizada.

JC Notícias – 31/08/2018

Para especialistas, Brasil deve aprender com experiências bem sucedidas de alguns estados

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica mostram cenário caótico no ensino médio

A divulgação das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nesta quinta-feira, trouxe más notícias para a educação brasileira. Com poucos avanços nos anos finais do ensino fundamental e médio e altos índices de aprendizado insuficiente, os dados do Saeb acenderam mais uma vez um alerta na área. Especialistas consultados pelo GLOBO defendem que o Brasil precisa valorizar e aprender com experiências de sucesso de alguns estados. Eles citam que, em geral, redes que apresentaram algum tipo avanço no desempenho apostam em ensino integral, participação da comunidade e da família na escola e gestão qualificada.

Até 2017, essa etapa do Saeb era conhecida como Prova Brasil e avaliava de maneira censitária alunos do 5º e do 9º anos do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio nas disciplinas de português e matemática. No próximo ciclo, além dessas disciplinas, os estudantes do 9º ano também terão avaliações de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As notas no Saeb juntamente com dados de aprovação, reprovação e abandono compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2017, foram avaliados cerca de 5,4 milhões de estudantes em todo país.

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