BNC da Formação do CNE “não tem compromisso com a formação docente”

BNC da Formação do CNE “não tem compromisso com a formação docente”

Em entrevista ao Trem das Letras, a Profa. Márcia Ângela, ex-conselheira do CNE analisa criticamente a proposta de Base Nacional Comum da Formação de Professores, em discussão no CNE.

Ao longo de toda a entrevista, a Profa. Marcia recupera o movimento historico de construção das DCNs de Formação Inicial e Continuada dos Professores da Educação Básica – a Resoluçao 02/2015 – analisando as diferenças e disputas de projetos entre as duas proposições, e reafirmando enfaticamente o posicionamento das entidades da área educacional.

As principais associações científicas do campo educacional expressaram, na audiência pública e mediante  documentos entregues ao CNE,  posição contrária a elaboração de novas diretrizes para a formação de professores. Exigiram o arquivamento do Parecer por considerarem a proposta da BNCF “ danosa à elevação da qualidade da educação brasileira” . Além do pedido da retirada de pauta e arquivamento do parecer do CNE, as entidades solicitaram que o Conselho “tome as providências necessárias para a imediata implementação da Resolução n. 02/ de 01 de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada”.  

Acesse aqui a entrevista

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + cinco =