Primeiro encontro do GEPA em 2022

Nosso primeiro encontro em 2022, realizado no dia 11/02, foi dedicado à apresentação da dissertação de mestrado do nosso colega Inácio de Araújo Machado, defendida no final de 2021, com o título “Avaliações em larga escala implementadas pela SEDUC – GO: ações pedagógicas e orientações técnicas que subsidiaram a produção dos instrumentos da avaliação de Matemática”.

Sua pesquisa teve como objetivo analisar as avaliações sistêmicas (Avaliação Diagnóstica e a Avaliação Dirigida Amostral) de Matemática aplicadas pela rede estadual de Goiás no 5º ano do Ensino Fundamental I, 9º ano do Ensino Fundamental II e na 3ª série do Ensino Médio, no período de 2011 a 2018, para compreender e registrar os marcos relevantes que compuseram (i) o processo de implantação destas avaliações, (ii) os critérios utilizados para estruturá-las e (iii) os elementos técnicos referentes à fundamentação teórico-metodológica adotada pela equipe de elaboradores.

Com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa e no referencial teórico da avaliação em sala de aula, da avaliação desenvolvida na escola e da avaliação de sistemas foram analisadas a Avaliação Diagnóstica (2011-2014) e a Avaliação Dirigida Amostral (2015 – 2018), as orientações gerais encaminhadas ao professor aplicador, os instrumentos para auxílio na correção dos testes e os ofícios circulares encaminhados pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Os caminhos percorridos possibilitaram ao investigador: refletir sobre os objetivos e as origens dessas avaliações; identificar as os características e elementos técnicos relativos aos itens de Matemática que compuseram essas avaliações; entender a dinâmica de correção das provas.

O pesquisador concluiu que, apesar de sua importância, a avaliação em larga escala externa à escola (ALEEE) por si só não impacta o processo educacional de uma unidade escolar e/ou de uma rede. Ela só “fará sentido se seus resultados e informações forem estudados e discutidos pelo coletivo escolar por meio da avaliação institucional e; se o coletivo escolar articular essa avaliação, seus dados e indicadores à avaliação formativa, compreendendo e respeitando, dentre outros, o contexto da escola, as singularidades e pluralidades dos estudantes. Por fim, esta pesquisa sobre as ALEEEs desenvolvidas pela Seduc GO têm fundamental importância no sentido de desvelarem as suas reais intenções. Esperamos, com ela, trazer evidências que mostram que, apesar da ALEEE ter uma importante função no processo de construção das aprendizagens, por si só, jamais será capaz de alcançar tal objetivo. É preciso articulá-la com a avaliação em sala de aula e com a avaliação institucional. Da forma como têm sido adotadas pelas redes de ensino as ALEEEs têm assumido o viés do accountability e, com isso, não têm contribuído com sua máxima potência na promoção da/para a aprendizagem dos estudantes e nem com o desenvolvimento da escola e da prática pedagógica dos professores. A função desse nível de avaliação, bem como as intencionalidades que apoiam a sua estruturação e implementação, devem estar a serviço da educação e não das políticas que ancoram suas estratégias em processos de comparabilidade, que favorecem a prática de competições, ranqueamentos e processos de exclusão de unidades escolares, gestores, professores e estudantes, como tem acontecido com frequência em redes de ensino do Brasil. Portanto, ainda há muito para ser feito e nesse sentido essa pesquisa poderá contribuir com a busca e construção de novos conhecimentos sobre esse tema tão fundamental que são as ALEEEs da rede estadual de Goiás”.

 

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