PORTFÓLIO RECEBE NOTA?

PORTFÓLIO RECEBE NOTA?
Benigna Maria de Freitas Villas Boas – mbboas@terra.com.br

Durante apresentação oral para cerca de 500 professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, no dia 8/10/2013, durante o II Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais, promovido pela MAGISTRA, Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, no Hotel Canto da Siriema, em Minas Gerais, recebi dezenas de perguntas. Discuti com eles o seguinte tema – Portfólio: ampliando o debate entre professor e aluno. O tempo não foi suficiente para responder todas as perguntas. Como elas foram feitas por escrito, estou respondendo a cada uma, por este blog, para que eu possa atingir número maior de docentes. Hoje trago para reflexão a seguinte indagação: “é adequado usar portfólio na disciplina Redação Oficial em um curso técnico em Administração? Como poderia atribuir nota ao portfólio já que bimestralmente tenho que entregar notas e frequência à secretaria da escola?”

O portfólio se aplica a quase todas as situações (digo assim porque ainda não tenho evidência de que deixa de ser aplicável em alguma situação – prefiro ser cautelosa). Ele não só se aplica à situação acima como pode dar enorme contribuição. Sabem por quê? As produções dos alunos são entregues aos professores para análise e avaliação e lhes são devolvidas.
Necessariamente são incluídos comentários e observações que indiquem se o trabalho cumpre os objetivos e os critérios de avaliação e as necessidades de que seja refeito e/ou complementado, se for o caso. Geralmente os professores registram numericamente os resultados da avaliação ou simplesmente anotam quem fez e quem não fez e devolvem as produções aos seus autores, sem que possam revisitar as produções para acompanhamento do seu progresso. Os alunos, por sua vez, costumam jogá-las fora ou as guardam em gavetas ou pastas. Embora, diferentemente dos professores, eles tenham em mãos suas atividades já realizadas e avaliadas, não têm a prática de revê-las para que analisem seu avanço. Neste caso, a avaliação cumpre o papel de simplesmente atribuir nota e não de promover as aprendizagens.

O portfólio entra em cena para reunir essas produções, acompanhadas da revisão dos professores e de análises feitas pelos alunos sobre seu progresso. Eles passam a ter uma coleção organizada da sua trajetória de aprendizagem. Tanto eles como os professores contam com evidências da conquista de aprendizagens e do que falta ser acrescentado.

Portanto, na disciplina Redação Oficial o portfólio pode ser muito útil. Porém, ele não é o único procedimento de avaliação adotado. Os resultados oferecidos por outros procedimentos (até por provas, se forem adotadas) são cruzados aos que o portfólio apresenta de modo que se tenha a nota do bimestre. Recomendo que não se atribua nota ao portfólio. Esta prática o empobreceria. Precisamos avançar para que cheguemos ao ponto de não precisarmos da nota para que o aluno estude e aprenda. Enquanto isso não acontece, quando necessária, a nota poderá ser dada pela análise do trabalho desenvolvido na disciplina como um todo, incluindo-se o do portfólio.

Até agora falamos sobre a avaliação formal. Não nos esqueçamos de que a avaliação informal com propósitos formativos faz parte do processo avaliativo.

 

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