A APRENDIZAGEM DA AVALIAÇÃO EM SEUS TRÊS NÍVEIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Tese de doutorado

Bruna Lourenção Zocaratto

2018

Faculdade de Educação da UnB

A APRENDIZAGEM DA AVALIAÇÃO EM SEUS TRÊS NÍVEIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

 Resumo

 Com a expansão da formação de professores para a Educação Básica na década de 90 e, com base no relatório do Ministério da Educação, “Escassez de Professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais”, de 2007, os IFs integraram o movimento expansionista, dedicando 20% das vagas a cursos de licenciatura, bem como criando programas especiais de formação pedagógica, sobretudo nas áreas de Ciências e Matemática, e para a educação profissional, sem, entretanto, haver um engessamento dessa oferta. Assim, houve a ampliação de cursos de outras áreas, inclusive línguas estrangeiras, sendo o de Letras/Espanhol com maior crescimento. Nesse cenário que se desenhou, de acordo com Verdum et. al. (2017), o IF mostrou-se como um novo locus de formação docente, com pouca ou nenhuma experiência nesse âmbito, o que demanda o desenvolvimento de pesquisas para o desvelamento da sua realidade concreta. Essa situação, atrelada à centralidade da avaliação no contexto das políticas neoliberais, contribuíram para a construção do objetivo desta pesquisa de analisar as aprendizagens e práticas de avaliação em seus três níveis presentes em uma turma do curso de Letras/Espanhol de um Instituto Federal e as implicações para o processo formativo desses futuros professores, tomando como base estudos de Scaramucci (2006), Mendes (2006), Sordi & Ludke (2009), Freitas et. al. (2013) e Soares (2014). A opção metodológica foi o materialismo histórico-dialético a fim de apreender o objeto de estudo em sua totalidade e complexidade, considerando as contradições e ambiguidades da realidade histórico-social investigada a partir das categorias metodológicas de Cury (1986): contradição, totalidade, mediação, reprodução e hegemonia. Os dados desta pesquisa foram obtidos por meio de observação participante com notas de campo, análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os participantes a coordenadora de graduação, presidente da comissão das Diretrizes de Avaliação, coordenadora do curso envolvido, professores e estudantes de Práticas de Ensino II. O movimento analítico dos dados teve como ponto de partida a construção de núcleos de significação (AGUIAR, SOARES e MACHADO, 2015), elaborados a partir da fala dos interlocutores da pesquisa e confrontados com informações levantadas no campo empírico. A defesa da tese de que a aprendizagem da avaliação em seus três níveis pode ampliar a visão do campo avaliativo dos professores em formação inicial, requerendo que ela ocupe lugar de destaque na organização do trabalho pedagógico dos cursos de licenciatura, não foi confirmada integralmente. Não é dada a devida importância à avaliação educacional, tanto no IF, como um todo, quanto no curso de Letras/Espanhol, aparecendo como um último item do programa, sob uma abordagem secundarizada, sem sistematização teórica e limitado ao nível da avaliação das aprendizagens. São priorizadas a dimensão técnica e o enfoque instrumental da temática, sem considerar suas dimensões políticas, sociológicas, ideológicas e pedagógicas e ter como referência a realidade da escola de Educação Básica. Os formadores de professores, apesar de apresentarem entendimento sobre avaliação formativa, ainda não demonstram a devida compreensão da avaliação institucional e da avaliação em larga escala. A avaliação institucional é percebida com uma prática burocrática da própria instituição. Os estudantes, então, são privados de construir saberes sobre a avaliação educacional e de compreender a articulação entre seus níveis, assim como ampliar sua visão sobre a temática. Contudo, um grupo de discentes consegue vislumbrar a integração desses níveis, o que não ocorre nos documentos aprovados pelo IF pesquisado, representando um achado importante da pesquisa e que alerta para a necessidade urgente de a temática ser devidamente trabalhada na formação do professor avaliador.

Palavras-chave: avaliação em seus três níveis; formação de professores; Instituto Federal; aprendizagem e prática da avaliação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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