JC Notícias – 27/02/2018
A arquitetura escolar e seu papel no aprendizado
“Para professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, o espaço físico da escola funciona como um “terceiro professor”, influenciando a forma como as pessoas convivem e estimulando o ensino.
Como a arquitetura e a organização física de uma escola podem influenciar o aprendizado dos alunos? Segundo Doris Kowaltowski, professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, o ambiente escolar funciona como o “terceiro professor”. O espaço físico influencia a forma como as pessoas convivem nele e também estimula e facilita o ensino. Para Doris, o projeto arquitetônico deve dialogar com a pedagogia da escola e a construção deve ser feita em parceria com a comunidade escolar”.
Leia na íntegra: O Estado de S. Paulo
A professora tem razão. Esse fato demonstra a necessidade de diálogo entre professores e estudantes de cursos de Arquitetura e professores da Educação Básica, assim como professores que atuam em cursos de licenciatura. Arquitetos não podem projetar a escola dos seus sonhos, mas a escola que atenda cada realidade e contexto.