Ajuda demais atrapalha

O Globo

Ajuda demais atrapalha

por Antônio Gois

14/05/2018 06:00

Novos estudos mostram que a presença excessiva de pais na hora do dever de casa limita a autonomia e prejudica o desempenho dos alunos

No imaginário do que fazem pais zelosos, certamente há a figura da mãe ou pai que diariamente senta ao lado do filho para acompanhá-lo nas lições de casa. Além de ser uma demonstração de valorização dos estudos, a atitude é entendida também como uma oportunidade de ajudar as crianças em tarefas escolares. Um conjunto de estudos recentes, porém, indica que essa prática, a depender de como é executada, pode acabar prejudicando o desenvolvimento do aluno.

O mais recente deles foi publicado na atual edição da revista científica “Learning and Instruction” (Aprendizado e Instrução). Jaana Viljaranta (Universidade da Finlândia Oriental) e outros autores acompanharam por três anos 365 crianças em escolas de ensino fundamental na Finlândia, e investigaram a atitude dos pais no momento da lição de casa. Eles dividiram as famílias em três grupos: aqueles que ajudavam diretamente os filhos no momento do dever, os que apenas monitoravam se a lição havia sido feita e estava correta, e um terceiro grupo que dava total autonomia aos alunos. E depois compararam o desempenho acadêmico dos estudantes e sua capacidade de persistir na realização de tarefas (task-persistent behaviour, em inglês).

Apesar de tratar do contexto finlandês, a conclusão dos autores é consistente com outros estudos realizados em diferentes países. O grupo de estudantes que apresentava menor desempenho e menor capacidade de persistência na realização de tarefas foi o de pais que mais ajudavam as crianças no momento da lição de casa. No caso dos alunos cujos pais apenas monitoravam os deveres, a pesquisa identificou que isso não parecia atrapalhar nem ajudar. E o terceiro grupo, das famílias que deixavam os filhos realizarem as tarefas de forma autônoma, foi o único a apresentar resultados positivos nas dimensões investigadas.

Mesmo tendo sido publicado numa revista científica e de ter conclusões em linha com outras pesquisas sobre o tema, os resultados do estudo não devem ser interpretados a ferro e fogo. Tanto que a principal recomendação que os autores dão ao final do texto não é de simplesmente parar de ajudar os filhos na hora da lição de casa. O que eles sugerem é que os professores orientem os pais sobre as melhores maneiras de apoiar as crianças na realização dessas tarefas.

É preciso também considerar que cada criança tem seu ritmo de aprendizagem. A depender das necessidades e do estágio em que estão, podem precisar de mais ou menos atenção. Há, porém, um alerta importante aos pais: a ajuda pode ser necessária em alguns momentos, mas o ideal é que as crianças tenham a oportunidade de realizar suas tarefas de maneira autônoma, aprendendo também a partir de seus erros, sem que um adulto esteja sempre disponível para dar a resposta certa ou vigiando cada passo da rotina escolar.

 

 

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