Cadernos CEDES: número sobre avaliação
Publicado em 27/12/2016 por Luiz Carlos de Freitas
A publicação Cadernos CEDES em seu número 99, recém lançado, tem como tema “AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: um campo em movimento e disputa”. O número foi organizado por Regina Helena Bertagna e Mara Regina Lemes de Sordi.
São os seguintes os artigos:
Freitas, L. C. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade.
Terrasêca, M. Autoavaliação, avaliação externa… afinal para que serve a avaliação das escolas?
Sordi, M. R. L.; Bertagna, R. H. e Silva, M. M. A avaliação institucional participativa e os espaços políticos de participação construídos, reinventados, conquistados na escola.
Dickel, A. A Avaliação Nacional da Alfabetização no contexto do Sistema de Avaliação da Educação Básica e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Machado, I. F.; Silva, R. M. e Souza, M. L. J. Avaliação da aprendizagem nos contornos do currículo integrado no ensino médio.
Fernandes, D. Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA.
Villas Boas, B. M. F. e Soares, S. L. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores.