Capítulo de livro de autoria de integrantes do GEPA
O livro “Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, políticas e de desenvolvimento”, organizado por Maria Isabel Ramalho Ortigão, Domingos Fernandes, Talita Vidal Pereira e Leonor Santos e publicado pela Editora CRV neste ano de 2019, inclui um capítulo de autoria de duas integrantes do GEPA – Grupo de Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico. São elas: Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Sílvia Lúcia Soares que desenvolvem o tema: Da avaliação das aprendizagens à avaliação para as aprendizagens em documentos da rede pública de ensino do Distrito Federal. O texto relata e analisa as contatações de uma pesquisa sobre o tratamento dado à avaliação em documentos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal de 1960 a 2018. As pesquisadoras concluem que a avaliação passou por altos e baixos, na décadas analisadas e, mesmo com os percalços apontados, dentre eles o período da ditadura militar, que enrijeceu o trabalho escolar, os documentos consultados denotam esforço em direção à construção da avaliação formativa, que vem se fortalecendo a partir dos anos 2000.