Conversas sobre avaliação

Conversas sobre avaliação

  Profa. Dra. Elisângela T. Gomes Dias

 

Na última sexta-feira, 20 de setembro, no Restaurante Carpe Diem da 104 Sul – Brasília, as autoras do livro Conversas sobre avaliação, lançado recentemente pela Editora Papirus, receberam familiares, amigos e convidados para noite de autógrafos.

Organizado pela professora emérita da Universidade de Brasília, Dra. Benigna Villas Boas, a obra reúne dezessete capítulos que abordam a temática da avaliação em contextos que transitam da educação infantil à educação superior. São textos curtos, com uso de linguagem objetiva e acessível, que trazem diferentes questões sobre concepções e práticas de avaliação vivenciadas no cotidiano da sala de aula, da escola ou da universidade.

Durante o evento, algumas das autoras presentes destacaram que os textos são resultados de estudos, momentos de formações e outras vivências das autoras, em sala de aula e durante a realização de pesquisas.  A intenção foi compartilhar reflexões que evidenciam a necessidade de fortalecer e disseminar práticas avaliativas formativas, apontando caminhos e possibilidades. Os temas selecionados provocam reflexões recorrentes, tais como: as circularidades de saberes sobre avaliação; indagações se é cabível avaliar comportamentos; uso de notas e provas; avaliação formal e informal na educação infantil e na educação de jovens e adultos; avaliação em ciclos; metodologias ativas e avaliação; avaliação institucional; avaliação entrepares e uso de portfólio; bullying, entre outros.

A obra em questão pode ser lida na sequência escolhida pelo leitor e corresponde ao compromisso do grupo na luta por uma educação de qualidade social, como frisou a professora Benigna Villas Boas.

Entre os convidados, professores e gestores da Secretaria de Educação do Distrito Federal, da Universidade de Brasília e de Instituições de Educação Superior, prestigiaram o evento e fizeram menção da relevância da obra para formação inicial e continuada de professores.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 17 =