Em lugar de pontos negativos na nota do bimestre por mau comportamento ou acréscimo de ponto por elogio feito pelo professor …
Benigna Maria de Freitas Villas Boas
“O gerenciamento da sala de aula. Muitos professores iniciantes, especialmente aqueles que estão despreparados, concentram grande parte de sua preocupação no gerenciamento da sala de aula, sobretudo no que se refere ao que em geral é considerado como disciplina (no sentido de regra de comportamento). Organizar uma sala de aula é extremamente importante para poupar tempo valioso e criar um ambiente positivo para o ensino e a aprendizagem. No entanto, o gerenciamento eficaz da sala de aula se estende muito além das regras para a conduta e dos procedimentos para lidar com o mau comportamento. Pesquisas mostram que o gerenciamento eficaz da sala de aula começa com a criação de um currículo que seja significativo para os alunos e com um ensino envolvente e motivador. O gerenciamento da sala de aula é reforçado pela criação de comunidades de aprendizagem que fornecem aos alunos a oportunidade de trabalhar juntos de maneira produtiva e aprender em um ambiente psicologicamente seguro. É fundamental que os professores entendam o desenvolvimento infantil, a teoria da motivação e o gerenciamento de grupos como ponto de partida para a construção de um ambiente de sala de aula bem sucedido. Além disso, os educadores que sabem estruturar atividades e interações para que sejam ordenadas, intencionais e baseadas em entendimentos comuns sobre o que fazer obtêm maior tempo de aprendizagem e mais oportunidades de sucesso para seus alunos, pois eles entendem o que é esperado deles. Com essas condições presentes, os professores encontrarão comportamentos menos problemáticos entre os alunos. No entanto, os educadores devem estar preparados com estratégias para ajudar os alunos a aprender e a reparar e restaurar o bom comportamento de forma respeitosa. Pesquisas na área da psicologia da mudança comportamental e sobre programas específicos de gerenciamento de sala de aula fornecem percepções para os professores sobre as escolhas produtivas que eles podem fazer. Por fim, as escolas devem ajudar os alunos a adquirir valores morais básicos, como justiça, respeito pelos outros e responsabilidade. Discutimos como os educadores podem organizar a comunidade da sala de aula para dar suporte aos alunos na aprendizagem desses valores, que são essenciais para a vida futura e para a sociedade como um todo” (BRANSFORD, J.; DARLING-HAMMOND, L.; LEPAGE, P. Introdução. In BRANSFORD, J.; DARLING-HAMMOND, L. Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem aprender e estar aptos a fazer. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 32.
Em lugar de pontos negativos na nota do bimestre por mau comportamento ou acréscimo de ponto por elogio feito pelo professor, o texto nos convida a perceber que professores e não militares são os profissionais indicados para trabalhar com seus estudantes com vistas à construção de ambiente de aprendizagem em que estejam presentes os valores morais básicos à convivência respeitosa e pacífica. Isso não é imposto: é construído pela convivência diária, em todos os momentos e espaços escolares.
Pertinentes considerações considerando o contexto educacional atual e os equívocos conceituais que estão sendo impostos nesta gestão governamental.