I AVALIAÇÃO EM DEBATE – TEMA – Avaliação formativa: processo construído no interior da escola
Publicado em 26/05/2014
O GEPA realizou no dia 6 de maio de 2014, no auditório da ADUNB, na UnB, o I Avaliação em debate, tendo como tema – Avaliação formativa: processo construído no interior da escola. Também participaram da organização e do desenvolvimento do evento os estudantes da disciplina Avaliação na Educação Básica, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB, oferecida no 1º semestre de 2014.
O evento teve como objetivos:
Construir entendimento sobre a avaliação formativa como um processo marcado pela lógica da inclusão, do diálogo, da mediação, da participação, da autonomia e da responsabilidade com o coletivo.
Discutir práticas avaliativas no interior da escola compatíveis com a avaliação formativa.
O evento desenvolveu-se por meio da seguinte dinâmica: os participantes receberam com antecedência o texto Currículo e avaliação, de autoria de Luiz Carlos de Freitas e Cláudia Fernandes, para que lessem e se preparassem para as discussões. Além do texto, foram enviadas, como sugestão, questões norteadoras do debate. Os integrantes do GEPA e da disciplina Avaliação na Educação Básica fizeram a mediação do debate. Ao final foram apresentadas conclusões do trabalho.
Durante duas horas, de 8 às 10h, estudantes e professores da UnB, professores e equipes pedagógicas da Secretaria de Educação do DF e de outras instituições e os integrantes do GEPA puderam se manifestar sobre o tema.
O GEPA tem desenvolvido atividades desse tipo por considerar que os resultados das pesquisas já realizadas precisam ser difundidos entre professores de todos os níveis e por entender que a realização de palestras não tem provocado melhoria nas práticas avaliativas. Além disso, temos observado que o tema avaliação não tem sido objeto de reflexão nos cursos de formação inicial de professores.
Um dos pontos fortes do I Avaliação em debate foi a reunião de professores e estudantes universitários e professores da educação básica para dialogarem sobre um tema de interesse de todos. Este é um meio de ampliarmos o entendimento sobre a avaliação em seus diferentes aspectos e de encontrarmos formas de praticá-la em benefício das aprendizagens de todos os estudantes.
Estiveram presentes 50 pessoas que avaliaram positivamente o evento e demonstraram ter lido o texto.
Alguns participantes propuseram que o próximo Avaliação em debate destaque o papel da avaliação na formação de professores.
Boa tarde!
Sou orientadora educacional de uma escola pública na Ceilândia e dedesejo saber se vocês podem dar palestra (formação) sobre avaliação formativa para os professores do 2 ao 7 ano.