INCOMPREENSÃO SOBRE PROGRESSÃO CONTINUADA
Benigna Maria de Freitas Villas Boas
Publicado em http://gepa-avaliacaoeducacional.com.br
Circula em redes sociais a seguinte publicação:
“SEJA CONTRA A APROVAÇÃO AUTOMÁTICA
Conhecida como progressão continuada:
Facilita a aprovação de todos os alunos.
Desmerece os alunos que se esforçam.
Aprova aluno que não faz nada.
Estabelece impunidade aos bagunceiros.
Inutiliza o empenho dos professores.
Desmotiva o ambiente de aprendizagem.
Não cria exemplo à dura vida em sociedade.
Faz da escola ‘depósito’ ou ‘playground’.”
A postagem é concluída com um convite para ser compartilhada.
Quem escreveu tal mensagem não compreende currículo nem organização escolar nem avaliação. Difunde-se a ideia de que progressão continuada é sinônimo de promoção automática. Esta, sim, não traz benefícios aos estudantes. A progressão continuada é uma possibilidade de os estudantes irem avançando segundo suas aprendizagens, de modo que não fiquem presos a turmas, grupos ou anos/séries. Ela não “facilita a aprovação de todos os alunos”, simplesmente, mas assegura que todos e cada um aprendam. Seu compromisso não é com o “passar de ano”, mas com as aprendizagens. Por tudo isso se distancia do regime seriado, que geralmente adota a avaliação classificatória, atrelando-se a outras formas de organização do trabalho escolar. Diferentemente da avaliação classificatória, comprometida somente com resultados e com a seleção de estudantes, insere-se na perspectiva da avaliação formativa, que busca a aprendizagem de estudantes e professores e o desenvolvimento da escola.
A DISSEMINAÇÃO DE TAL MENSAGEM EM REDES SOCIAIS PRESTA DESSERVIÇO À EDUCAÇÃO ESCOLAR.