LIVRO “BUILDING A BETTER TEACHER” (CONSTRUINDO UM PROFESSOR MELHOR)
Publicado em http://gepa-avaliacaoeducacional.com.br
Acaba de ser lançado nos Estados Unidos o livro “Building a Better Teacher” (Construindo um Professor Melhor), resultado de um trabalho de seis anos da jornalista Elizabeth Green, que acompanhou professores em salas de aula ao redor do mundo e mapeou as experiências mais bem-sucedidas em seu país na área de formação de educadores. Levando em conta o contexto americano, Green ressalta que o debate em relação à qualificação docente é polarizado por dois extremos que cometem esse mesmo erro. De um lado estão os defensores de políticas de avaliação docente, como os integrantes da Fundação Bill Gates e o economista Eric Hanushek. Segundo este último, por meio da identificação de bons e maus professores e da demissão dos piores, seria possível dar um salto de qualidade na educação.
Do outro lado, encontram-se principalmente os sindicatos, que cobram dos governos mais autonomia para que os professores possam desenvolver seu trabalho dentro de sala de aula. Neste caso, o exemplo mais citado é o da Finlândia, país classificado entre os melhores do mundo na educação e onde os profissionais dessa área gozam de um grau de liberdade sem equivalente para padrões americanos.
Segundo Green, não é o caso de se demitirem os piores professores ou dar liberdade a todos para que o trabalho em sala de aula melhore.
Chamou-me a atenção um dos comentários feitos por Green: em Harvard, apenas 19 das 500 disciplinas do catálogo da Faculdade de Educação trazem a palavra “ensinar”. Será que lá também a formação de professores não é levada a sério? Aguardemos a leitura do livro para tirarmos nossas conclusões.