JC Notícias – 22/08/2024
“Desde a divulgação dos dados, há uma corrida para verificar ‘vencedores’ e ‘perdedores’ em uma corrida que deveria ser, antes de mais nada, colaborativa”, comenta Gustavo Borba, professor de Design na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), em artigo para o The Conversation Brasil
Na semana passada, a divulgação dos dados Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referentes ao ano de 2023 ganharam grande repercussão nacional, com os estados e cidades (entre elas o Rio de Janeiro) que tiveram evoluções consideráveis no ranking comemorando com razão o desempenho. Mas a leitura dos resultados do Ideb pode e deve ir muito além da mera comparação de desempenhos.
Antes de mais nada: o que é, exatamente, o Ideb? Ele é um indicador gerado a partir de dois vetores: o censo escolar, com foco nas aprovações, e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Um representa o avanço dos estudantes e o outro, o desempenho quando avançam. E o foco do índice está na avaliação de desempenho nas áreas de matemática e língua portuguesa.
Veja o texto na íntegra: The Conversation Brasil