Mantendo laços entre a formação inicial e a atuação dos professores da educação básica

Mantendo laços entre a formação inicial e a atuação dos professores da educação básica

Manter relacionamento profissional entre os professores formadores e os docentes da educação básica que foram seus estudantes dá vigor ao trabalho de ambos. É uma maneira salutar de não romper laços e de dar dinamismo e atualidade ao trabalho universitário. Por outro lado, os professores da educação básica se mantêm em dia com pesquisas e estudos sobre sua área de atuação.

Uma reportagem da Revista Pesquisa FAPESP, de fevereiro de 2018, com o título de “Laços restaurados”, anuncia que “universidades usam plataformas para reunir ex-alunos e acompanhar sua trajetória no mercado de trabalho”. Informa que a Universidade de São Paulo quer se aproximar de seus antigos estudantes e para isso vem investindo no portal Alumni, uma espécie de rede social em que ex-alunos de graduação e pós-graduação podem aprimorar sua rede de contatos acadêmicos e profissionais, reencontrar colegas e tomar conhecimento de oportunidades de trabalho e de pesquisa, entre outras possibilidades. O interesse da USP, afirma a reportagem, “é usar a plataforma para se inteirar sobre a trajetória de ex-estudantes no mercado de trabalho e avaliar a eficiência de suas estratégias de formação”.

Não conheço iniciativa semelhante em cursos de formação de professores. Tenho observado que as formaturas constituem momentos de despedida, até com lágrimas. É comum formadores e formandos não mais se encontrarem. Mais do que acompanhar a trajetória de seus ex-estudantes no mercado de trabalho, o interesse maior desse tipo de plataforma é contribuir para a socialização de informações que possibilitem a atualização dos cursos de formação e a continuidade da formação em serviço. É um meio de os professores da educação básica acompanharem as informações veiculadas segundo suas possibilidades e necessidades e sem se deslocarem.

Fica aqui o convite para a criação de uma rede com esse propósito.

Se alguém souber de iniciativa semelhante, nos informe, por favor.

 

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