Máquinas de preparação para teste
Publicado em 25/05/2015 por Luiz Carlos de Freitas no blog do Freitas
Há muito que se alerta para o fato de que os exames criam uma tradição de estudos que estreita o currículo. Isso se deve, entre outras coisas, à concepção de que notas altas são sinônimo de boa educação. Falso, obviamente. Mas faz com que se estude apenas aquilo que cai nas provas. Ao se transformar o ENEM em exame de ingresso, ele foi corrompido como instrumento de diagnóstico do ensino médio.
A outra consequência é a preparação para os testes ao invés de efetivo estudo e formação.
O Estado de SP acaba de oficializar a preparação para o teste como boa educação.
Os alunos da rede contam agora com uma assessoria on line personalizada para se sair bem no ENEM. Veja aqui também.
“Os 415 mil alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de São Paulo poderão acessar a partir de segunda-feira, 25, uma plataforma online com conteúdo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas inscrições abrem nesta segunda feira. A ferramenta, que oferece plano individualizado de estudos, foi desenvolvida pela Geekie, startup de tecnologia aplicada à educação.”
A empresa não cobra nada do Estado, pelo menos por enquanto. Certamente de olho no mercado nacional, já que o Pátria Educadora vem aí…
Segundo a empresa, cada aula assistida aumenta 1,6 pontos na nota do ENEM. no total pode ter até 250 pontos. (Quer saber como a Geekie pode ajudar seus alunos a melhorarem em média 250 pontos na redação do ENEM? Vem!).
A educação nas mãos de empresários.