O CADERNO SE TRANSFORMANDO EM PORTFÓLIO

Benigna Maria de Freitas Villas Boas – mbboas@terra.com.br

Durante apresentação oral para cerca de 500 professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, no dia 8/10/2013, durante o II Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais, promovido pela MAGISTRA, Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, no Hotel Canto da Siriema, em Minas Gerais, recebi dezenas de perguntas. Discuti com eles o seguinte tema – Portfólio: ampliando o debate entre professor e aluno. O tempo não foi suficiente para responder todas as perguntas. Como elas foram feitas por escrito, estou respondendo a cada uma, por este blog, para que eu possa atingir número maior de docentes. Uma professora perguntou: “em uma escola de ensino médio o caderno usado no dia a dia pode ser considerado um portfólio?” Claro que pode. É até uma excelente ideia revitalizar o uso do caderno dando-lhe essa nova feição. Aí está uma das possibilidades do portfólio. Ele não é um recurso pedagógico orientado por um manual. Cabe ao professor usar sua criatividade, juntamente com a dos alunos, para organizar o portfólio que seja “a cara da turma”. Para cada disciplina e para cada contexto o professor pode selecionar as melhores maneiras de trabalhar de modo a atrair o interesse dos alunos pelos temas em estudo.

A escolha do caderno para reunir as produções dos alunos e suas análises sobre o que vêm aprendendo é pertinente porque o portfólio não é um procedimento sofisticado e de alto custo. Pelo contrário, adapta-se aos diversos contextos e diversas situações. Os cadernos são encontrados em tamanho e formatos variados e já vêm com suas folhas presas. O caderno em espiral pode ser escolhido quando este formato for mais conveniente.

Quando se opta pelo caderno já se decidiu que o portfólio será escrito a mão: a lápis ou a caneta. Nada contra. Porém, uma recomendação é necessária: as produções não são nele inseridas como rascunho. Mesmo sendo a mão serão bem escritas, de forma legível.

O portfólio no caderno apresenta outra vantagem: ocupa espaço menor do que se for organizado em pasta. Como se vê, este procedimento avaliativo dá oportunidade ao aluno de escolher o seu formato.

 

2 respostas para “O CADERNO SE TRANSFORMANDO EM PORTFÓLIO”

    1. Olá, Maryane, você poderá obter ajuda no livro Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico, de Benigna Maria de Freitas Villas Boas, editora Papirus.
      Boa sorte,
      Abs,

      Benigna Villas Boas

       

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