COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DAS LICENCIATURAS DA UNB

 

UnB Agência

GRADUAÇÃO – 15/10/2014

UnB inaugura sede para Coordenação de Integração das Licenciaturas

Unidade do Decanato de Graduação está instalada no ICC

Hugo Costa – Da Secretaria de Comunicação da UnB

Júlia Seabra/UnB Agência

Um conjunto de salas e auditório no Instituto Central de Ciências passa a abrigar as atividades da Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL/DEG) a partir desta quarta-feira (15), Dia do Professor. O espaço atende demanda para organizar de maneira mais adequada a unidade, designada a integrar cursos e orientar ações e projetos para a formação de docentes.

“Este é um espaço maravilhoso para o que precisamos fazer”, disse o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, na cerimônia de inauguração da sede da CIL. Criada em 2008, a coordenação tem entre suas missões a busca por diagnósticos das licenciaturas e a administração de editais para programas de formação de docentes como o Prodocência e o Pibid, ambos financiados pela Capes. Continue lendo “COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DAS LICENCIATURAS DA UNB”

CICLO DE DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

UnB Agência

ENSINO – 06/05/2015

DEG promove ciclo de debates sobre formação de professores

Decanato de Ensino de Graduação, por meio da Coordenação de Integração das Licenciaturas, convida coordenadores de Licenciaturas e interessados para atividade nesta sexta-feira (8), às 8h30

– Da Secretaria de Comunicação da UnB

Dando continuidade às iniciativas de fortalecimento institucional das ações desenvolvidas pelo Decanato de Ensino de Graduação, por meio da Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL/DEG/UnB), será realizado mais um evento do Ciclo de Debates 1.º/2015 do Fórum Permanente de Formação Inicial e Continuada de Professores.

O debate ocorrerá na sexta-feira (8), das 8h30 às 11h45, no auditório Verde do Instituto de Química. Foram convidados todos os coordenadores de Licenciatura, porém o evento é aberto a todos os interessados.

Durante o encontro, será abordada a questão do Ensino Médio no Brasil, mais especificamente o Projeto de Lei n.º 6.840/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados. Continue lendo “CICLO DE DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES”

MEDO E INCOMPREENSÃO SOBRE AVALIAÇÃO

 

MEDO E INCOMPREENSÃO SOBRE A AVALIAÇÃO

 

Erisevelton Silva Lima – Doutor em Avaliação pela Universidade de Brasília

 

Esta semana uma colega de trabalho, professora da rede pública do DF, relatou-me que o filho menor chegou assustado da igreja onde frequenta aulas de catecismo. Na ocasião, o garoto recebeu a informação da sua instrutora religiosa de que, no próximo domingo, realizarão uma avaliação sobre o encontro ocorrido no sítio da área rural da cidade. A criança estava tão preocupada que expressou para a mãe sua vontade de não mais frequentar o templo, afinal irá fazer provas, igualmente na escola. Continue lendo “MEDO E INCOMPREENSÃO SOBRE AVALIAÇÃO”

LICENCIATURA EM PORTUGUÊS RECEBE NOTA 5 EM AVALIAÇÃO DO MEC

 

Vale a pena investigar como o curso contribui para a formação inicial de professores de Português: o que ele faz de diferente em relação aos outros cursos de licenciatura oferecidos pela UnB?

Licenciatura em Português recebe nota 5 em avaliação do MEC

Curso noturno é a quarta habilitação do Instituto de Letras a conquistar nota máxima da comissão do Inep Pedro Paulo Ramos – Da Secretaria de Comunicação da UnB

UnB Agência, acesso em 5/05/2015

 

O curso noturno de licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura, oferecido pelo Instituto de Letras da Universidade de Brasília (IL/UnB), recebeu nota máxima em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC).

Entre as seis habilitações já avaliadas no Instituto de Letras, esta é a quarta nota máxima. Recentemente, os cursos de bacharelado e licenciatura em Letras Inglês e licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura diurno receberam nota 5 do MEC.

A análise técnica foi realizada nos dias 9 e 10 de abril. O curso recebeu nota máxima em todos os parâmetros presentes no relatório: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura, conforme os requisitos legais e normativos e as diretrizes curriculares para o curso de Letras.

Para o diretor do Instituto de Letras da UnB, Enrique Huelva Unternbäumen, os resultados obtidos colaboram para o reconhecimento da qualidade do ensino e são frutos de muito trabalho e esforço. “É resultado do bom desempenho de todos os envolvidos: docentes, discentes e corpo técnico, além da preocupação de sempre incluir uma autocrítica em nossas ações, buscando sempre melhorar”, ressalta Huelva.

Segundo a vice-diretora do Instituto de Letras, Rozana Naves, a licenciatura em Português trouxe inovações relativas às disciplinas chamadas Laboratórios de Ensino, voltadas a prática docente e participa de programas como o Pibid e o Prodocência.

Houve também a ampliação da carga horária de estágio supervisionado. Há ainda projetos voltados para professores, com o objetivo de incentivar a formação continuada, com cursos de especialização oferecidos em parceria com a Secretaria de Educação do DF.

Rozana afirma que o IL passará por mudanças em breve. Haverá alteração na grade curricular de alguns cursos, construção de espaços laboratoriais e implantação de projeto, ainda em sistematização, de atividades específicas voltadas à prática profissional.

O Instituto de Letras foi criado em 1962, é composto por três Departamentos: Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), Departamento de Teoria Literária e Literatura (TEL) e Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), e oferta atualmente 16 habilitações. O curso de Letras Português é um dos mais antigos, criado no mesmo ano do Instituto. A habilitação noturna de licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura foi criada em 1995.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

 

MÉTODO QUE AUMENTA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO

 

Jornal da Ciência, 1º de maio de 2015

IF/USP adota método de ensino que aumenta a participação do aluno em sala de aula

Em instituições onde já é aplicada, como o MIT e as universidades de Harvard e de Yale, a “aprendizagem ativa” diminuiu em um terço os índices de repetência Não é de hoje que professores e especialistas em educação percebem que os alunos tendem a render pouco em aulas expositivas. Com a popularização da internet e das novas tecnologias digitais, que possibilitam a esses estudantes o ingresso em um mundo com abundância de informação sem precedentes, os desafios do professor em sala de aula só aumentam. Por isso, o Instituto de Física da USP (IF/USP) adotou com os alunos ingressantes os preceitos da chamada “aprendizagem ativa”: um conjunto de práticas que faz do estudante o protagonista no processo de aprendizado. Essas práticas já são adotadas no MIT, em Yale e em Harvard, entre outras instituições de renome.

Diversas metodologias estão reunidas sob o guarda-chuva da “aprendizagem ativa”. No IF, a escolhida foi o SCALE-UP (student-centered active learning environment with upside-down pedagogies), desenvolvida por Robert Beicher na Universidade Estadual da Carolina do Norte e adotada em mais de 200 instituições. Por enquanto, ela é empregada com as turmas ingressantes, nas disciplinas Física I e II – primeiro e segundo semestres, respectivamente. Continue lendo “MÉTODO QUE AUMENTA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO”

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

 

Jornal da Ciência, 1º de maio de 2015

Abertas inscrições para o IV Congresso Internacional de Avaliação Educacional

O evento da Universidade Federal do Ceará será de 5 a 7 de novembro, em Fortaleza

O Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC realizará de 5 a 7 de novembro, em Fortaleza, o IV Congresso Internacional de Avaliação Educacional. O evento ocorrerá no Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, 2500, Meireles). O prazo para submissão de trabalhos nas modalidades comunicações orais e pôsteres vai até o dia 6 de junho, enquanto para participação como ouvinte e nos minicursos segue até 10 de outubro, no site do evento: www.nave.ufc.br/vi_ciae.

Sob coordenação geral do Prof. Raimundo Hélio Leite, ex-Reitor da UFC e diretor do NAVE, o encontro objetiva promover a troca de experiências com instituições nacionais e internacionais que realizam estudos e pesquisas na área da avaliação educacional. Caberá à Profª Bernadete Angelina Gatti, da Fundação Carlos Chagas, fazer a conferência de abertura sobre “Avaliação Institucional em escolas: novas veredas e contribuições”, no dia 5 de novembro, às 10h; e ao Prof. Mario Rueda Beltrán, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), ministrar a conferência de encerramento, intitulada “Os desafios da Avaliação Educacional para a docência na Ibero-América”, no dia 7 de novembro, às 10h50min. Continue lendo “IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL”

CIDADES COM FRACO DESEMPENHO DE ENSINO PODERÃO SOFRER INTERVENÇÃO FEDERAL

 

O ministro Janine Ribeiro, ao tomar posse, encontrou já elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República um plano de intervenção federal nas escolas que apresentam fraco desempenho de ensino. A intenção de adoção da meritocracia faz parte do plano. Irá o novo ministro submeter-se à Secretaria de Assuntos Estratégicos?

 

Cidades com fraco desempenho de ensino poderão sofrer intervenção federal, diz Mangabeira Unger
Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos detalha plano pedido por Dilma. “Temos que socorrer redes defeituosas”, diz.
por Antônio Gois
17/04/2015 6:00 / Atualizado 17/04/2015 12:05
O ministro Roberto Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em seminário em abril de 2015 sobre os Brics – Saulo Cruz/ Divulgação SAE Continue lendo “CIDADES COM FRACO DESEMPENHO DE ENSINO PODERÃO SOFRER INTERVENÇÃO FEDERAL”

DAVID BERLINER’S VIEW ON THE TEACHING PROFESSION

 

Education in two worlds, by Gene Glass, 14 Apr 2015

David Berliner’s Views on the Teaching Profession

Posted: 14 Apr 2015 11:14 AM PDT

Asked recently about his views on teacher associations, David Berliner, Regents’ Professor Emeritus at Arizona State University, had this to say:

When a profession as large and necessary to society as teaching is insulted by state and federal Secretaries of Education, judged negatively by the nation’s presidents and governors, see their pensions cut, receive salaries that do not keep up with inflation, often cannot afford to live in the communities they work in, cannot always practice their profession in ways that are ethical and efficacious, are asked to support policies that may do harm to children, are judged by student test scores that are insensitive to instruction and more often reflect social class differences rather than instructional quality, see public monies used to support discriminatory charter and private schools, yet still have a great deal of support from the parents of the children they teach, then there is a strategy for making teachers’ lives better. It is called unionization. The reasons for unionization could not be plainer. New and veteran teachers should band together and close down school systems of the type I have described. It will be difficult, of course, and some teachers will no doubt be fired and jailed. But if teachers do not fix this once noble profession, America may well lose its soul, as well as its edge.

The Teacher Educator, 50, (1), 2-3.

TESTES: NOVAS FORMAS DE LUTA

 

Testes: novas formas de luta

Publicado em 10/04/2015 por Luiz Carlos de Freitas, no blog do Freitas

Grande quantidade de pais americanos estão optando por impedirem seus filhos de serem objeto de testes de alto impacto nas escolas. A lei americana (opt out) permite que os pais determinem às escolas de seus filhos que não os incluam nos testes de larga escala. Em lugares como Colorado, Flórida, Nova Jersey e Nova York a retirada é significativa. O movimento é nacional.

O problema que isso acarreta é que a lei americana No Child Left Behind exige que cada escola inclua nos testes pelo menos 95 por cento de seus alunos, ou então o distrito ou estado poderia enfrentar sanções, implicando em perda de acesso a recursos federais. A exigência é extensiva proporcionalmente aos subgrupos de pobreza e raciais.

Alguns estados e escolas estão próximos de não atingir o limiar da exigência de 95% de presença devido ao movimento anti-teste “opt out”. O estado do Colorado já pediu ao governo federal que flexibilize a exigência, temendo não atingí-la.

Eis aí um movimento interessante. O primeiro passo, no Brasil, é garantir leis que permitam aos pais impedirem que seus filhos sejam envolvidos nos testes, sem retaliação por parte das escolas. Em seguida, é mobilizar os pais para que retirem seus filhos dos exames. Podemos comprometer o desenho da avaliação se conseguimos reduzir o número de alunos em cada turma que se dispõem a fazer o exame.

Os pais precisam ser envolvidos nesta luta e para isso, temos que mostrar a eles os efeitos nefastos que os testes de alto impacto acarretam a seus filhos.

Os únicos exames e testes válidos são aqueles planejados e aplicados pelos próprios professores para conhecerem o desempenho de seus alunos na sua classe.

 

INCOMPREENSÕES SOBRE O IDEB

 

INCOMPREENSÕES SOBRE O IDEB

Lei obriga que escolas em Maceió divulguem Ideb para pais de alunos

Todos pela Educação 08 de abril de 2015

Objetivo é informar qualidade das instituições de ensino. Lei foi promulgada no Diário Oficial do Município no dia 7/4/2015

Com o objetivo de informar aos pais sobre a qualidade das escolas em que os filhos estudam, o presidente da Câmara dos Vereadores de Maceió, Kelmann Vieira (PMDB) promulgou, nesta terça-feira (7/4/2015), a Lei nº 6.373 que exige que as instituições de ensino divulguem o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).

De acordo com a publicação do Diário Oficial do Município (DOM), as escolas públicas e privadas localizadas em Maceió são obrigadas a divulgar e colocar à disposição de pais, mães ou responsáveis de alunos as classificações no Ideb.

A divulgação levará em conta a posição da escola em nível nacional e em Alagoas. De acordo com a publicação, as escolas têm o tempo máximo de 60 dias para iniciarem o cumprimento da lei, contados a partir desta terça.

Já em relação a forma escolhida para divulgação, as escolas devem comunicar ao Conselho Municipal de Educação, que ficará responsável por fiscalizar o cumprimento da lei, inclusive definindo critérios para a melhoria da qualidade de ensino das instituições que forem classificadas com o Ideb insatisfatório.

Avaliação O Ideb é um indicador geral da Educação nas redes privadas e públicas. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.