Primeiro ano do ensino médio é a série com maior índice de reprovação e evasão
Profa. Dra. Maria Susley Pereira
Em reportagem publicada pelo jornal O Globo[1], em 20/06/2017, o “Primeiro ano do ensino médio é a série com maior índice de reprovação e evasão”. A reportagem apresenta dados divulgados pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os quais mostram que o 1º ano do ensino médio é o ano escolar com o maior índice de reprovação (15,3%) e de evasão (12,9%) na educação básica entre 2014 e 2015.
A reportagem ainda revela que o 2º lugar em reprovação é o 6º ano do ensino fundamental, com 14,4%, e que o 3º ano, também do ensino fundamental, apresenta um elevado número de reprovações, chegando a 12,2% dos estudantes matriculados.
Esse tipo de informação, que nos é apresentada com mais frequência a cada dia pela mídia, pode não estar suscitando os efeitos previstos, uma vez que se trata de dados provenientes de avaliações externas, as quais são concebidas com intuito de verificar a quantas anda a qualidade da educação e, espera-se, acima de tudo, que os seus resultados possam frutificar efeitos positivos naquilo que verdadeiramente deve ser o propósito primeiro da escola: as aprendizagens dos estudantes.
Refiro-me a aprendizagens capazes de possibilitarem aos estudantes que, ao final de sua escolaridade, possam fazer escolhas e tenham condições de transitar na sociedade com desenvoltura e de forma autônoma, sabendo conviver consigo e com o outro em benefício de si próprio e da comunidade em que estão inseridos.
Partindo desta perspectiva, dados como esses, revelados por avaliações externas, merecem ser efetivamente analisados a ponto de que sejam referência para o fluxo didático-pedagógico das secretarias de educação e, especialmente, das escolas. Entretanto, é importante pôr em relevo que não se mostram suficientes ações, em ambas instâncias, que decorram somente a partir dos resultados dos exames externos. É urgente que intervenções sejam bem planejadas e desenvolvidas ao longo de todo o processo letivo, que enfrentem as dificuldades e os problemas detectados, os quais possam estar impedindo que os estudantes demonstrem avanços em suas aprendizagens. Assim sendo, não é o caso de se pensar em soluções para o ano seguinte, mas sim de se buscar todas as alternativas para que a escola como um todo, principalmente por meio de objetivos e estratégias previstas em seu Projeto Político-Pedagógico, se mostre engajada para possibilitar que os estudantes aprendam, sem deixar nenhum de lado, verificando constantemente de que maneira o trabalho pedagógico tem sido proveitoso e efetivo para todos.
Além do mais, não só para os estudantes do ensino médio, mas sim para os de toda a educação básica, cuidar para que haja aprendizagens é um modo de tornar a escola uma instituição cada vez mais aprazível e atrativa, porque, assim sendo, permite que o estudante acredite em si e nas vantagens de concluir sua escolaridade, dirimindo os desejos de abandonar as carteiras escolares.
[1] Disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/primeiro-ano-do-ensino-medio-a-serie-com-maior-indice-de-reprovacao-evasao-21499575