Sem professores qualificados e bem remunerados que educação de qualidade teremos?

JC Notícias – 27/02/2018

Sem professores qualificados e bem remunerados que educação de qualidade teremos?

“A pequena estima que a sociedade tem à escola pública é outra causa importante de sua depreciação social, segundo a própria OCDE, junto com a desvalorização salarial dos trabalhadores de educação”, aponta Zacarias Gama, professor na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em artigo para Carta Capital.

A melhoria da cobertura educacional que o Brasil vem desenvolvendo nos últimos trinta anos é significativa. Os dados do Censo da Educação Básica de 2016 são surpreendentes. O Brasil tem hoje 186,1 mil escolas de educação básica. A grande maioria é administrada pelos municípios (61,7%) e estados (16,5%). As redes privada (21,5%) e federal (0,4%) complementam a oferta de educação básica.

Mais da metade das escolas que ofertam ensino fundamental (50,5%) tem biblioteca ou sala de leitura; este percentual é bem maior quando somente consideramos as escolas de ensino médio: 88,3%. O acesso à internet já está universalizado nas escolas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Também está praticamente universalizado o saneamento básico; 95,3% das escolas têm esgoto sanitário ou fossa, a água potável é usada em 96,3% e a energia elétrica está presente em 97% das escolas.

Leia na íntegra: Carta Capital

 

 

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