Taxa de conclusão do ensino médio no Brasil é uma das menores de 13 países do G20, aponta IBGE

JC Notícias – 10/04/2024

Apenas 73,3% dos jovens chegam ao final dessa etapa escolar, que está sendo rediscutida no País e significa o fim do ciclo da educação básica

O Brasil tem uma das menores taxas de conclusão do ensino médio do G20. A informação consta na publicação Criando Sinergias entre a Agenda 2030 e o G20 – Caderno Desigualdades, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Num levantamento com dados de 2021 levando em consideração 13 países do G20, o Brasil está na quinta pior colocação com 73,3% dos estudantes concluindo essa etapa escolar. Abaixo, estão Indonésia, Argentina, África do Sul e México.

“Em 2021, nenhum país do G20 havia alcançado a cobertura universal de conclusão do ensino médio, o que significa que há pessoas que estão ‘sendo deixadas para trás’ (fora da escola) e há desigualdades, embora as proporções dos países desenvolvidos sejam mais elevadas do que as dos países em desenvolvimento. Nos Estados Unidos a taxa de conclusão do ensino médio alcançou 94,58%. Por outro lado, no México era 59,53%”, aponta o relatório.

De acordo com o IBGE, o levantamento apresenta informações de apenas 13 dos 20 países que compõem a cúpula porque nem todos possuem pesquisas com esse mesmo recorte de tema. Dessa forma, a comparação entre eles acaba sendo inviável.

Veja o texto na íntegra: O Globo

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + seis =