JC Notícias – 29/05/2020

Ensino remoto de emergência durante a pandemia: nossas inúmeras carências e o som das entranhas das nossas crianças e jovens

Blog Ciência & Matemática, do jornal O Globo, publica artigo assinado por Débora Foguel, professora da UFRJ e conselheira da SBPC

No mês passado, escrevi aqui sobre as condições de acesso à internet e à laptop e computadores nos domicílios brasileiros das Classes A, B, C D e E para dar uma ideia ao leitor em cima de qual terreno se assentariam as tendas das “salas de aula a distância” no país durante e após a pandemia. No meu entender, aqueles números são eloquentes, e, hoje, depois de tantos já terem chamado nossa atenção para essas carências materiais, já deve estar claro para todos que existem muitos milhares de crianças e jovens brasileiros que seriam deixados pelo caminho, se da implantação dessa forma de ensino, sem medidas concomitantes para mitigar essas carências. Nas ausências dessas últimas, certamente, assistiríamos ao alargamento das nossas já imensas desigualdades educacionais e sociais instaurando um isolamento social e educacional ainda mais perverso – e quiçá irreversível-, para toda essa geração, em especial para aqueles que terão dificuldades de aprender nessas salas de aula a distância ou mesmo evadir delas.

Alguns autores têm preferido chamar esse tipo de ensino implementado às pressas e sem suporte técnico como “ensino remoto de emergência”, para deixar claro que o que estamos implementando não se equipara àquele ensino online feito sob supervisão que utiliza recursos e estratégias cuidadosamente planejadas. Aqui não comentarei sobre a eficácia desse último, até porque não tenho leitura suficiente para isso.

Alguns poderão falar que qualquer aula é melhor que aula nenhuma…Mas, talvez entre “qualquer aula e aula nenhuma” haja uma miríade de possibilidades, a serem exploradas pelos professores e pelos seus alunos.

Veja o texto na íntegra: Blog Ciência & Matemática/O Globo

 

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