Encontro do GEPA para analisar suas atividades de 2018
Reunimo-nos no dia 15 de dezembro para analisar as pesquisas concluídas e as que estão em andamento.
1 – Pesquisas sob a responsabilidade de Simone Braz F. Gontijo:
REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA: PERCEPÇÕES DOCENTES – concluída em 2017
– EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: QUEM SÃO E O QUE PENSAM OS ESTUDANTES EVADIDOS DO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL DO IFB – finalizada em 2018
– A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA? ANÁLISES PRELIMINARES ACERCA DO PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL (fase de análise de dados finais – com finalização em 2018).
– PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: AÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (fase de análise de dados finais, com finalização em 2018).
– CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O LUGAR DA MULHER NO IFB (fase de análise de dados quantitativos – com finalização em 2019).
2 – Pesquisa sob a responsabilidade de Enílvia Rocha M. Soares e de Rose Meire da S. e Oliveira:
– DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO SOB A ÓTICA DO GEPA: APONTANDO NOVOS RUMOS. Esta pesquisa objetiva identificar as contribuições dos estudos realizados pelo GEPA para o campo da avaliação e sinalizar caminhos para novas investigações.
3 – Pesquisa sob a responsabilidade de Vânia Leila de C. N. Linhares e de Leda Regina B. da Silva: A AVALIAÇÃO EM LIVROS, DA DÉCADA DE 1960 ATÉ 2019.
4 – Pesquisa sob a responsabilidade da Benigna M. de F. Villas Boas e Sílvia Lúcia Soares, em fase final: A AVALIAÇÃO EM DOCUMENTOS DA SEEDF DESDE A DÉCADA DE 1960 ATÉ 2018.
5 – Pesquisa sob a responsabilidade da Mara Lúcia Castilho e Bruna L. Zocatto: CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO IFB.
As atividades de 2019 terão início por meio de estudos e discussões sobre o tema “A avaliação como carro-chefe do conselho de classe/colegiado escolar na educação básica e superior”. Justificativa: este colegiado abre as portas para a prática da avaliação colaborativa nas diversas instituições educacionais, em benefício das aprendizagens dos estudantes.