Mais de 500 estudantes recebem ouro na Olimpíada de Matemática nesta segunda-feira

JC Notícia – 07/11/2022

Cerimônia nacional da OBMEP será em Salvador (BA); imprensa credenciada pode acompanhar solenidade

Entre os mais de 18 milhões de jovens, de 99,71% dos municípios brasileiros, que participaram da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), 579 tiveram um desempenho espetacular e conquistaram a tão sonhada medalha de ouro. Na próxima segunda-feira (7), às 15h30, eles vão receber a honraria numa cerimônia em Salvador promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Participam da solenidade o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Rabelo, e o diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Lavouras. Veículos de imprensa credenciados poderão acompanhar o evento.


“É uma enorme alegria entregar as medalhas aos grandes vencedores da OBMEP 2019, após a delonga imposta pela pandemia. A cerimônia nacional de premiação é um momento maravilhoso, muito emotivo, em que é realçado o mérito e é exibido o que o Brasil tem de melhor: o talento de seus jovens”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

A solenidade premia os melhores colocados entre todos os participantes da olimpíada, que teve mais de 54 mil escolas inscritas, das quais 49 mil são instituições públicas. A organização da OBMEP promove toda a logística do evento para que os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental tenham uma experiência única. O pesquisador do IMPA Milton Jara fará uma palestra inspiradora para os alunos. Além disso, os medalhistas participam de diversas atividades e de um sorteio de brindes que será realizado durante o jantar de boas-vindas.

“A cerimônia de premiação vem coroar o esforço, a dedicação e o talento de centenas de alunos premiados com medalhas de ouro na OBMEP. É um momento de forte emoção e alegria para os alunos e seus familiares”, comentou Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP.

Cerimônia comemora 15 anos da iniciativa

Por causa da pandemia de Covid-19 não foi possível fazer a cerimônia nacional em 2020 e 2021. O evento do próximo dia 7 é referente à 15ª edição da OBMEP, realizada em 2019. A solenidade vai marcar os 15 anos da OBMEP, que foi criada pelo IMPA em 2005, e terá uma programação especial com homenagens a personalidades importantes para a história da competição.


Entre elas, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que foi medalhista da OBMEP; o prefeito do Recife, João Campos (que receberá a homenagem em nome do pai Eduardo Campos); o ex-ministro da Educação José Henrique Paim; o ex-secretário de Educação do Rio Wagner Victer; e o diretor-presidente da Embrapii e ex-presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

Credenciamento de imprensa

Veículos da imprensa poderão acompanhar a cerimônia. Para fazer o credenciamento da equipe, envie o nome completo dos participantes, com documento de identificação, veículo e contato para imprensa@impa.br.


Sobre a OBMEP

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

Assessoria de imprensa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dois =