Não a provas diagnósticas por ocasião do retorno às escolas

Benigna Villas Boas

Reportagem do JC Notícias, do dia 06/08/2020, anuncia que as redes de ensino da cidade de São Paulo e as dos estados do Rio e Maranhão irão aplicar provas diagnósticas, por ocasião do retorno às escolas, para saberem o que os/as estudantes aprenderam ou não durante o ensino remoto, para que as aprendizagens possam ter continuidade.

Ora, não é o momento de os sistemas de ensino pensarem em aplicação de provas diagnósticas. O momento inicial de retorno às aulas presenciais será destinado ao acolhimento de estudantes, professores e todos os que atuam nas escolas. Será o reencontro tão esperado, se bem que cercado de muitos cuidados sanitários. Também os pais/responsáveis irão merecer atenção especial. Afinal de contas, essa retomada será feita depois de 5 ou 6 meses sem aulas e de uma vivência intranquila. As atividades básicas serão as de ordem sanitária: todos deverão se acostumar a novas regras de convivência. O que interessa, no momento, é preservar vidas. Tratar de provas imediatamente será cruel, porque costumam ser associadas à punição e à classificação.  

Não será o caso de profissionais que atuam em secretarias de educação elaborarem tais provas. Este não é seu papel. Avaliação diagnóstica é muito mais do que isso. Não se restringe a provas. Por meio da interação do/a professor/a com sua turma ele/ela observará o trabalho dos estudantes com quem tem contato diário e desenvolverá as atividades que possam lhe dizer como estão. A partir disso, promoverá as intervenções pedagógicas necessárias e dará prosseguimento ao currículo. Não cabe “medir lacunas”, conforme afirma reportagem de um jornal. Os estudantes não podem ser amedrontados nem sentir que “perderam tempo” ou “foram prejudicados”. Cabe à escola organizar-se para seguir em frente. Não faz parte da concepção de avaliação formativa penalizar os/as estudantes, mas oferecer-lhes todas as condições para que construam suas aprendizagens. Esta é a mensagem a lhes ser transmitida.

 

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