O GEPA a favor de uma residência pedagógica consequente

O GEPA a favor de uma residência pedagógica consequente

Reunidos no dia 19/05/2018, integrantes do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico -GEPA-, tendo lido previamente os documentos da CAPES sobre a residência pedagógica, assim como as manifestações de entidades educacionais e outras, analisaram amplamente o tema. Guiamo-nos pelo seguinte objetivo: analisar a Residência Pedagógica instituída pela CAPES e as possibilidades de ela contribuir para que a avaliação educacional (em seus três níveis) ocupe lugar de destaque na formação inicial de professores.

Todos os participantes concordaram que a residência pedagógica instituída pela CAPES é autoritária, porque, para sua formulação, não contou com a participação de professores dos cursos de formação de professores e das escolas de educação básica. Vale ressaltar que estas últimas são marginalizadas quando se trata de iniciativas dessa natureza. Assim instituída, a residência pedagógica desvaloriza esses docentes, por impor uma atividade que lhes cabe organizar. Outro aspecto desabonador é o fato de ela ser episódica e de não oportunizar que todos os professores em formação dela se beneficiem.

Os gepanianos detiveram-se nos benefícios que uma residência pedagógica organizada em outro formato poderá oferecer para dessilenciar a avaliação em seus três níveis. Sabemos que nos cursos de licenciatura os professores em formação quase nada aprendem sobre essa categoria do trabalho pedagógico, o que faz com que eles reproduzam as práticas a que são submetidos. A imersão em escolas de educação básica poderá mudar esse cenário, desde que os professores formadores também tenham momentos de acompanhamento de atividades escolares.

Os presentes ao encontro concluíram que a residência pedagógica, tal como foi imposta, tem vida curta e não traz as contribuições necessárias. Acreditamos que apenas resistirmos a ela não é suficiente. Por isso, propusemos que os cursos de licenciatura substituam o velho e rançoso estágio por uma imersão consequente em escolas de educação básica, o que requer planejamento conjunto de ambas as partes.

 

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