PRODUÇÕES DO GEPA EM 2018 – ENÍLVIA ROCHA MORATO SOARES

 

PRODUÇÕES DAS GEPANIANAS 

Apresentações em eventos – 2018

Enílvia Rocha Morato Soares

 

  1. Nome do evento: Seminário sobre Marxismo e Formação do Educador: O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS

Período de realização: 14 a 17/08/2018

Local: Brasília – DF

Tipo de participação: Apresentação de comunicação oral: AVALIAÇÃO ESCOLAR E SOCIOEDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO DF

Resumo:

A relevância da educação escolar em contexto socioeducativo e a essencialidade da avaliação para a organização de um trabalho pedagógico que permita aos socioeducandos aprender para reaver o pleno exercício de seus direitos e seus projetos de vida, instigaram a realização do estudo originário desta comunicação. Compreender as implicações da avaliação escolar como elemento do trabalho pedagógico desenvolvido em um Núcleo de Ensino de uma Unidade de Internação do DF, para a conquista de aprendizagens que possibilitem aos socioeducandos interpretar o mundo e nele viver criticamente, foi o objetivo central da pesquisa. Fundamentadas pelo materialismo histórico-dialético, as análises foram construídas a partir da articulação entre as categorias metodológicas (CURY, 2000) e as categorias conceituais emersas do movimento de constituição de núcleos de significação (AGUIAR et al, 2015). O estudo de caso foi a estratégia investigativa utilizada e a observação, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas, os procedimentos adotados para levantamento de informações em campo. O diálogo destas com o arcabouço teórico possibilitou identificar contradições que colocam o tempo vivenciado pelos socieducandos na Unidade de Internação como aspecto comprometedor da avaliação e do trabalho pedagógico desenvolvido no Núcleo de Ensino. A primazia da segurança sobre a educação e a desarticulação entre o trabalho escolar e os demais setores da Unidade foram também apontados como capazes de pôr em risco a formação integral e emancipadora demandada nos documentos orientadores das escolas públicas do DF. Espaços dialógicos e democráticos de participação mostraram-se prementes para a instauração de uma política educacional intersetorial, de planejamento e avaliação conjunta do processo de ressocialização dos jovens internos, o que inclui rever a condescendência ao avaliar demonstrada pelo Núcleo de Ensino, que extrai desse processo o caráter classificatório, mas não o excludente.

Palavras-chave: Avaliação. Socioeducação. Organização do trabalho pedagógico. Tempo. Integração.

 

 

  1. Nome do evento: XIV Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste – Anped-CO.

Período de realização: 15 a 18/10/2018

Local: Cárceres-MT

Tipo de participação: Apresentação de comunicação oral: ENTRE O AVALIAR PARA APRENDER E O APRENDER PARA AVALIAR.

Resumo:

O atual contexto de fortalecimento dos exames em larga escala por meio de diferentes políticas, projetos e programas, entre eles, a implementação de um currículo básico para todo o país a ser aferido por esses testes, reclama dos professores, principais sujeitos responsáveis pela concretude desses processos no âmbito das escolas, posicionamento consciente frente ao ato educativo – incluindo a prática avaliativa que o integra – conduzindo-o em sentido análogo ou contrário ao direito, que é de todos, de aprender. Este artigo apresenta parte dos estudos realizados em uma pesquisa que buscou compreender o processo avaliativo desenvolvido junto a estudantes do DF reclusos para cumprimento de medida socioeducativa e aborda discussões sobre os diferentes propósitos aos quais pode atrelar-se a avaliação, destacando a importância de canalizá-la rumo à construção de novas aprendizagens. Para isso, aponta a necessidade de que a avaliação seja refletida por toda a escola, indicando a autoavaliação do trabalho da escola como espaço formativo que possibilita, não só articular os três níveis da avaliação, mas também aprender sobre eles.

 

 

  1. Nome do evento: IV Seminário Internacional de Pesquisas em prisão

Período de realização: 07 a 09/11/2018

Local: Dourados-MS

Tipo de participação: Apresentação de comunicação oral: AVALIAÇÃO, COMPORTAMENTO E SOCIOEDUCAÇÃO: tensões e incompreensões entre muros

Resumo:

Compreender as implicações da avaliação escolar desenvolvida em meio ao trabalho pedagógico conduzido em e por um Núcleo de Ensino localizado no interior de uma Unidade de Internação do DF, para a conquista de aprendizagens que possibilitem aos socioeducandos interpretar o mundo e nele viver criticamente, foi o objetivo central da pesquisa originária da presente comunicação. O estudo de caso foi a estratégia investigativa utilizada e a observação, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas, os procedimentos adotados para levantamento de informações em campo. Fundamentado pelo materialismo histórico-dialético, o diálogo destas informações com o arcabouço teórico possibilitou identificar contradições que colocam o tratamento dispensado aos jovens internos pela equipe de segurança do local, como fator indutor do controle exercido sobre o comportamento desses sujeitos, incitando-os a atitudes que, embora coadunem com o que se espera de indivíduos considerados aptos a viver livremente, se mostram estereotipadas porque impostas via monitoramento externo. A ostensiva vigilância da segurança sobre os socioeducandos mostrou-se, nesse contexto, disseminada, alcançando os demais setores da Unidade, incluindo, de modo especial, o Núcleo de Ensino que funciona em seu interior, teoricamente responsável pela formação integral e emancipadora desses sujeitos. Ao fortalecer a lógica disciplinar coativa baseada no modelo punitivo-repressivo, a educação escolar desvelou-se contraditória por negar, por meio da avaliação que pratica, acesso a aprendizagens viabilizadoras do exercício pleno da cidadania. Espaços dialógicos e democráticos de participação mostraram-se prementes para a instauração de uma política educacional intersetorial de planejamento e avaliação conjunta do processo de ressocialização dos jovens internos, o que inclui a revisão de práticas avaliativas excludentes porque fortemente centradas no controle disciplinar.

Palavras-chave: Avaliação. Comportamento. Socioeducação

 

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