Rose e Enílvia em roda de conversa do XX ENDIPE 2020

Em uma das rodas de conversa promovidas pelo XX ENDIPE 2020, no dia 30 de outubro, as gepanianas Enílvia e Rose apresentaram resultados da pesquisa por elas desenvolvida em 2019, em uma escola pública do Distrito Federal onde foi implantado o Projeto Escola de Gestão Compartilhada (modelo cívico-militar de organização escolar). O foco da investigação foi a avaliação e suas implicações para a conquista de aprendizagens. Foi acertada a decisão das pesquisadoras de desvelarem o clima avaliativo de uma escola comprometida com esse projeto para bem compreenderem os seus meandros.

A pesquisa ouviu professores, pais/responsáveis e estudantes, gerando dados que têm potencial para subsidiar a Secretaria de Educação do DF para repensar a conveniência da continuidade desse Projeto.

A maioria dos pais/responsáveis, estudantes e professores participantes da pesquisa considerou a segurança, disciplina e organização do ambiente escolar como aspectos que melhoraram a partir da implementação do projeto Gestão Compartilhada. Contudo, foram apontadas muitas fragilidades, tais como: perda de autonomia da escola pela condução do seu trabalho; interferência no trabalho pedagógico de sala de aula; imposição de regras quanto a uniforme, à circulação pela escola, a penteado dos estudantes e a seu visual, dentre outros aspectos. Informações completas sobre o trabalho poderão ser lidas em um artigo por elas submetido para publicação.   

 

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